segunda-feira, 31 de março de 2014

Intriga Internacional


 

Titulo original:North by Northwest
Realização e produção:Alfred Hitchcock 
Argumento:Ernest Lehrman
Fotografia:Robert Burks
Montagem:George Tomanski
Banda Sonora:Bernard Hermann
Cenografia:Robert F.Boyle

Elenco:Cary Grant(Roger O.Thornhill),Eve Marie Saint(Eve Kendall),James Mason(Phillip Vandamm),Jessie Royce Landis(Clara Thornhill),Leo G.Carrol(Professor),Josephine Hutchinson(Mrs.Towsend),Philip Ober(Lester Towsend),Martin Landau(Leonard)

Duração:136 minutos
Data de estreia:Portugal(8 de Março de 1960)

História:Roger Thornhill é um pacato publicitário cuja rotina é virada ao avesso quando é confundido como agente secreto por uma misteriosa organização que quer eliminá-lo a todo o custo.Roger entra numa rede de intrigas e enganos,sem saber em quem confiar.

 "Now you listen to me, I'm an advertising man, not a red herring. I've got a job, a secretary, a mother, two ex-wives and several bartenders that depend upon me, and I don't intend to disappoint them all by getting myself "slightly" killed".-Roger O.Thornhill


Alfred Hitchcock é conhecido como "O Mestre do Suspense"e ninguém conhecia o género melhor do que ele.A sua filmografia é cheia de altos e baixos mas ainda hoje,é um dos nomes mais respeitados da história.Para entrar na onda Hitchcock,o primeiro filme que resolvi ver foi Intriga Internacional.É de longe o único filme que vi dele mas deixou-me com vontade de ver mais.


Vi o filme por acaso na extinta TCM e acabei por gostar.É um verdadeiro divertimento e parece que Hitch divertiu-se a fazer este filme.Como A Mulher que Viveu Duas Vezes foi um fracasso inexplicável de bilheteira,Hitch decidiu fazer um filme sobre um homem comum envolvido em circunstancias muito estranhas.Era a receita de Hitch mas foi explorada de forma muito divertida.


Cary Grant esbanja charme,humanidade e humor a Roger Thornhill,o pobre publicitário que se envolve no mundo de espionagem sem saber o porque.Este filme foi um dos primeiros thrillers de espionagem.Sem ele,não haveria 007,Os Tres Dias de Condor ou Jack Ryan.Até senti uma certa influencia em Capitão América:O Soldado do Inverno.Uma das cenas mais memoráveis e imortais da história do cinema é a cena onde Grant é perseguido por uma avioneta.É uma cena mesmo divertida e cheio de suspense como Hitch sabia fazer e muito bem.


Um dos filmes mais divertidos e electrizantes da carreira do Mestre do Suspense,Intriga Internacional fez-me quer ver mais filmes de Hitchcock mas este é de longe o meu filme preferido do lendário cineasta britânico.


domingo, 23 de março de 2014

Taken:A Vingança


Titulo original:Taken 2
Realização:Olivier Megaton
Produção:Luc Besson
Argumento:Luc Besson e Robert Mark Kamen
Fotografia:Romain Lacoubras
Montagem:Vincent Tabaillon e Camille Demallare
Banda Sonora:Nathaniel Mecály
Cenografia:Sébastien Inizan

Elenco:Liam Neeson(Bryan Mills),Maggie Grace(Kim),Famke Janssen(Lenore),Rade Serbedzjia(Murad Krasnqi),Jon Gries(Casey),Leland Roser(Sam),D.B Sweeney(Bernie),Luke Grimes(Jamie)

Duração:92 minutos
Data de estreia:Portugal(4 de Outubro de 2012)

História:O agente reformado Bryan Mills convida a sua filha e ex-mulher para passarem uns dias em Instambul mas torna-se um alvo da vingança do pai de um dos criminosos que matou quando resgatou a sua filha.

"He slaughtered our men, our brothers, our sons. The dead cry out to us for justice. On their souls, I swear to you. The man who took our loved ones from us, the man who has brought us such pain and sorrow, we will find him. We will bring him here. We will not rest until his blood flows into this very ground. We will have our revenge".-Murad



Em 2008,o thriller de acção Busca Implacável tornou-se num dos êxitos surpresa de um ano dominado por um certo blockbuster com um gajo vestido de morcego.O público ficou em êxtase em ver o aclamado actor Liam Neeson a distribuir pancadaria da grossa,tornando-se no herói de acção de meia idade.4 anos depois,Neeson volta á matança em Taken:A Vingança e desta vez,será mesmo pessoal.

Eu queria mesmo uma sequela porque adorei muito o primeiro filme mas as sequelas podem manchar o filme original.Também há tantas sequelas tão más mas fazem muito dinheiro.Não há de errado em Taken:A Vingança.Tem um bom enredo,os desempenhos são excelentes mas acho que faltou algo importante que marcou o filme original:pura energia e intensidade nas cenas de acção.


Não vi com bons olhos a escolha de Olivier Megaton.Afinal ele fez o Correio de Risco 3 e Colombiana,dois filmes cuja realização é preguiçosa.Por isso que achei esta sequela um pouco preguiçosa em termos de ritmo.Ele não é bom como o Besson e nem inovador como Pierre Morel,que recusou realizar esta sequela.Quem mantem-se firme é Liam Neeson de volta ao seu mais famoso papel:Bryan Mills,o agente reformado mas não morto com um conjunto de habilidades que o tornam num pesadelo para aqueles que se metem no caminho.


Uma sequela assim assim em termos de ritmo mas cheia de bons momentos,Taken:A Vingança pode não superar o primeiro filme mas espero que Taken 3 seja bem melhor e que Megaton coloque muita intensidade.Afinal,um filme de acção sem intensidade não é um filme de acção.


quarta-feira, 19 de março de 2014

Agentes Secundários


Titulo original:21 Jump Street
Realização:Phil Lord e Christopher Miller
Produção:Neal H.Moritz e Stephen J.Carnell
Argumento:Michael Bacall
Fotografia:Barry Peterson
Montagem:Joel Negron
Banda Sonora:Mark Mothersburg
Cenografia:Peter Wenham

Elenco:Jonah Hill(Schmidt),Channing Tatum(Jenko),Brie Larson(Molly Tracy),Dave Franco(Eric Molson),Ice Cube(Capitão Dickson),Rob Riggle(Mr.Walters),DeRay Davis(Domingos)

Duração:109 minutos
Data de estreia:16 de Março de 2012
 
História:Schmidt e Jenko são dois policias falhados á espera de uma oportunidade para mostrarem o que valem.Eles são designados para se disfarçarem como estudantes num liceu para desmantelar uma rede de tráfico de droga.

 "You are here because you some Justin Bieber, Miley Cyrus lookin' motherfuckers"-Capitão Dickson


Eu admito que já não se fazem tantas comédias de acçao como dantes recentemente.Aqueles grandes tempos que faziam filmes como 48 Horas,O Caça Policias,Arma Morftera,entre outros.Umas das novas e loucas comedias que sairiam recentemente foi Agentes Secundarios,um filme super louco e bastante hilariante do início ao fim.
 

Eu nunca me ri tanto na minha vida porque fiquei surpreendido com este filme,baseado na famosa série policial dos anos 80 chamada 21 Jump Street,que celebrizou Johnny Depp.O ambiente e as personagens são modernas mas acreditem que é uma comédia de acção ao nivel de O Caça Policias e 48 Horas,algo que os realizador Chris MIller e Phil Lord conseguiram fazer de forma louca e bem feita.
 

Jonah Hill e Channing Tatum funcionam como água com azeite mas a sua química é supreendemente louca.Hill não é estranho no género mas achei o Tatum absolutamente convincente como um tipo bem parecido e idiota quanto Hill é inteligente mas inseguro.Porém,revelam-se como dois policias que distribuem porrada e piadas como nos bem velhos tempos.


Uma das melhores comédias de acção dos ultimos anos,Agentes Secundários propoe boas horas de gargalhadas e é uma boa mas explosiva comédia de acção.Que venha a sequela.


                                 

domingo, 16 de março de 2014

As Asas do Vento


Titulo original:The Wind Rises
Realização e argumento:Hayao Miyazaki
Produção:Toshio Suzuki
Banda Sonora:Joe Hisashi

Duração:126 minutos
Data de estreia:20 de Julho de 2013

História:Esta é a verdadeira história de Jiro Horikoshi,um jovem engenheiro que desde criança,sonhava criar belos aviões.Ele contribuirá para a história da aviação graças á criação do caça Zero durante a 2ªGuerra Mundial .

 "Airplanes are beautiful, cursed dreams, waiting for the sky to swallow them up"-Caproni


Desde que começei a ver filmes de animação japonesa dos estúdios Ghibli,fiquei um fa instantâneo deste maravilhoso estúdio que se mantém fiel á tradição da bela animação.Filmes como O Túmulo dos Pirilampos,A Viagem de Chihiro e O Castelo Andante são algumas das maiores obras do estúdio e viria a surpreender mais uma vez com um dos filmes mais aguardados desta temporada:As Asas do Vento.

Fiquei triste por ser o último filme do mestre Hayao Miyazaki mas ele possui uma filmografia tão perfeita e única que é invejada e admirada por todos os animadores do mundo.Parece que desta vez,está a falar a sério mas ele quis garantir que o seu legado mantivesse intacto.Este filme mostra um Miyazaki mais maduro e sério.Quer dizer,ele é maduro e sério mas As Asas do Vento é,de longe,o seu filme mais pessoal.

Miyazaki conta a história verídica de Jiro Horikoshi,um jovem engenheiro que cria o famoso caça Zero,que é usado na 2ªGuerra Mundial.Ele é considerado uma figura controversa por parte da sociedade conservadora que o criticou por contribuir para um dos mais acontecimentos do séc.XX.Miyazaki estava mais interessado em explorar Horikoshi,o homem em vez do Horikoshi,o inventor,tornando-o uma personagem interessante para captar a empatia do público.


As Asas do Vento é uma despedida triste mas maravilhosa de um dos grandes nomes da animação japonesa cuja filmografia continuará a fascinar os seus admiradores durante anos.Pena ser o seu último filme mas Miyazaki despede-se da melhor maneira possível.


sexta-feira, 14 de março de 2014

Capitão América:O Soldado do Inverno


Titulo original:Captain America:The Winter Soldier
Realização:Anthony Russo e Joe Russo
Produção:Kevin Feige
Argumento:Christopher Markus e Stephen McFeely,baseado na banda desenhada criada por Jack Kirby e Joe Simon
Fotografia:Trent Opaloch
Montagem:Jeffrey Ford
Banda Sonora:Henry Jackman
Cenografia:Peter Wenham

Elenco:Chris Evans(Steve Rogers\Capitão América),Scarlett Johansson(Natasha Romanoff\Viuva Negra),Samuel L.Jackson(Nick Fury),Sebastian Stan(James"Bucky"Barnes\Winter Soldier),Robert Redford(Alexander Pierce),Anthony Mackie(Sam Wilson\Falcão),Hailey Atwell(Peggie Carter)Emily VanCamp(Sharon Carter\Agente 13),Colbie Smulders(Maria Hill),Frank Grillo(Brock Rumlov\Crossbones)

Duração:136 minutos
Data de estreia:Portugal(27 de Março de 2014)

História:Enquanto tenta habituar-se ao mundo moderno,Steve Rogers,mais conhecido como Capitão América,trabalha juntamente com a S.H.I.E.L.D para estabelecer a ordem mundial.Porém,Rogers enfrenta não só o misterioso assassino profissional russo conhecido como Winter Soldier como também descobre as verdadeiras intenções da S.H.I.E.LD.

"Before we get started, does anyone want to get out"?-Steve Rogers\Capitão América


Tem sido muito excitante ver o Capitão América no grande écran e estava mais que na altura de ele ter o seu lugar no cinema.Começou com O Primeiro Vingador mas senti que faltava muita coisa que me excitava nos livros.Depois,juntou-se ao Homem de Ferro,Thor e o Incrível Hulk para salvar o mundo em Os Vingadores e mesmo assim,continuou a falta alguma coisa.Esperei com muita ansiedade a segunda aventura a solo do Sentinela da Liberdade e esperava que captasse o Capitão América que adorava em miúdo.


Há sempre aquele nervosismo em volta de uma sequela.Ou teria a qualidade de X-Men 2 ou O Cavaleiro das Trevas ou falharia miseravelmente como Homem de Ferro 2 ou...Robocop 2.Capitão América:O Soldado do Inverno não falhou de todo e é de longe a melhor sequela Marvel desde X-Men 2 e Homem-Aranha 2.Fiquei aliviado e diverti-me imenso ao ver este grande filme que capta sem dúvida o espirito do Capitão América dos tempos de Jack Kirby e Ed Brubaker.


O filme começa logo após a batalha de Nova Iorque e Steve Rogers ainda tenta habituar-se ao mundo moderno.Até já usa a Internet e tudo,só lhe falta um I-Pad e uma namorada.Rogers trabalha com a S.H.I.E.LD mas é confrontado com segredos chocantes sobre a organização.Pior ainda,enfrenta um novo e mortífero adversário conhecido como Winter Soldier.Chris Evans continua excelente no papel que mudou para sempre a sua vida e distribui muita pancadaria por onde quer que passe(a cena no elevador é bad ass com B grande).Scarlett Johansson regressa como a Viuva Negra e a química entre os dois é bem engraçada.Novas caras entram no filme como Anthony Mackie,uma escolha perfeita como Falcon e o lendário Robert Redford como o mentor de Nick Fury.Sebastian Stan arrisca-se a ser um dos maiores vilões do universo Marvel como o implacável Winter Soldier,cujas acções são maiores que as palavras.


Uma sequela sem dúvida superior ao original graças ao trabalho inspirador dos irmãos Russo,Capitão América:O Soldado do Inverno é mais um sucesso garantido da Marvel.Um filme de acção rápido,puro e duro,este é o derradeiro filme do Sentinela da Liberdade.Já agora,fiquem durante os créditos.



domingo, 9 de março de 2014

Assalto á Casa Branca


Titulo original:Olympus Has Fallen
Realização:Antoine Fuqua
Produção:Gerard Butler,Ed Cathell III,Danny Lerner,Mark Gill,Alan Siegel e Antoine Fuqua
Argumento:Creighton Rothenberger e Katrin Benedikt
Fotografia:Conrad W.Wall
Montagem:John Requa
Banda Sonora:Trevor Morris
Cenografia:Derek R.Hill

Elenco:Gerard Butler(Mike Banning),Aaron Eckhart(Presidente Benjamin Asher),Morgan Freeman(Speaker Trumbull),Rick Yune(Kang),Angela Bassett(Lynn Jacobs),Cole Hauser(Roma),Finley Jacobsen(Connor),Radha Mitchell(Leah),Melissa Leo(Ruth McMillian),Dylan McDermott(Forbes)

Duração:119 minutos
Data de estreia:Portugal(9 de Maio de 2013)

História:Um grupo de extremistas sul-coreanos tomam de assalto a Casa Branca e fazem todos os habitantes reféns,incluindo o presidente dos Estados Unidos.O único que pode salvar o presidente e os reféns é o antigo agente dos serviços secretos Mike Banning.

 "Who said anything about negotiating"?-Kang


Parece que no ano passado,a Casa Branca passou por maus bocados porque foram lançados dois filmes com temas semelhantes mas com abordagens diferentes.Afinal,achei que o género de acção em Hollywood precisava de sacudidela para atrair um público que está cada vez mais cansado dos super heróis(eu que o diga mas depois ainda acabo de ver os filmes do género).Porém,o grande vencedor foi Assalto á Casa Branca e devo dizer que foi um dos melhores filmes de acção que foram lançados recentemente.
\
A minha reacção inicial foi:"Que foleirice"mas vá lá,que filme de acção não é foleiro?Comando é,por exemplo.Até a Força Delta mas gostei muito deste filme porque não só tem aquele lado duro dos clássicos de acção dos anos 80 como é um verdadeiro espectáculo de acção...dentro da Casa Branca.É nestas alturas em que devíamos chamar o John McClane mas não entra neste filme.


Antoine Fuqua,o realizador do inesquecível Dia de Treino,realiza este filme da mesma maneira que alguns grandes realizadores do género faziam nos anos 80,como John McTiernan por exemplo.É fácil dizer que é um Die Hard na Casa Branca(um tipo contra um exército)mas é um Die Hard na Casa Branca muito bom,visto que Assalto ao Arranha-Céus é visto como uma grande influencia.Mas não quer dizer que Gerard Butler lançe piadas á McClane.O seu Mike Banning é um tipo duro,implacável e fará de tudo para salvar o presidente que se parece com o Harvey Dent.Piadas de Batman,desculpem.


Um grande thriller de acção intenso,duro,violento e sem papas na língua,Assalto á Casa Branca oferece aquilo que o público sedento por filmes de acção a sério procuram e precisam.O género não está morto.Apenas a aquecer para um futuro melhor.


sexta-feira, 7 de março de 2014

300


Título original:300
Realização:Zack Snyder
Produção:Gianni Nunnabi,Mark Canton,Berinie Goldmann e Jeffrey Silver
Argumento:Zack Snyder,Kurt Johnstad e Michael B.Gordon,baseado na novela gráfica de Frank Miller e Lynn Varley
Fotografia:Larry Fong
Montagem:William Hoy
Banda Sonora:Tyler Bates
Cenografia:James Bissell

Elenco:Gerard Butler(Leónidas),Lena Heady(Rainha Gorgo),Dominic West(Theron),Rodrigo Santoro(Xerxes),Michael Fassbender(Stelios),Vincent Regan(Capitão),Tom Wisdom(Astinos),Andrew Tirnan(Efilates),Andrew Pleaton(Daxos)

Duração:117 minutos
Data de estreia:Portugal(5 de Abril de 2007)

História:No ano 430 B.C.,o exército massivo do rei divino Xerxes invade toda a Grécia.Recusando a sua proposta de unir-se ao exército de Xerxes,o rei de Esparta Leónidas e os seus 300 homens resistem ao exército persa.

"Madness?THIS IS SPARTA"!!!-Leónidas


É raro ficar impressionado por um filme.Ás vezes fico Weeee,outras fico Meh mas há outras vezes que fico Goddamn.Não sabia o que esperar de 300.Houve uns buzzes á volta do filme e a minha atitude foi:"Vamos ver no que vai dar".Devo admitir que ainda hoje,300 foi e continua a ser um dos filmes mais impressionantes que já vi,levando o género épico a outro nível.


O filme baseado na novela gráfica do consagrado autor de BD Frank Miller,cujo curriculo inclui O Regresso do Cavaleiro das Trevas,Sin City e a reinvenção de Daredevil.Daí estar no póster do filme:"Do criador de Sin City".O escolhido para levar a novela gráfica ao cinema foi Zack Snyder,que na altura fez o impressionante remake O Renascer dos Mortos.Snyder usou a mais alta tecnologia para dar vida á visão de Frank Miller sobre 300 espartanos contra o exército gigantesco da Pérsia.


Snyder tornou-se num dos novos nomes do cinema moderno,seguindo-se com Watchmen,,Sucker Punch e Homem de Aço.Não o comparem com o Michael Bay.O Snyder é melhor do que ele,na minha humilde opinião e entende o género melhor do que ninguém.O filme tornou Gerard Butler numa super-estrela como o rei espartano Leónidas que não admite que insultem a sua mulher e fará de tudo para proteger o seu reino do auto-proclamado Xerxes,desempenhado por Rodrigo Santoro.O resto é um verdadeiro festim de acção,banho de sangue e impressionantes efeitos visuais.

 

Um dos melhores épicos de acção dos últimos anos e uma adaptação fiel á obra de Frank Miller,300 tem tudo para ser um clássico e não percam a sua também excelente continuação nos cinemas.


quinta-feira, 6 de março de 2014

300:O Início de um Império


Título original:300:Rise of an Empire
Realização:Noam Murro
Produção:Zack Snyder,Deborah Snyder,Mark Canton,Gianni Nunari e Bernie Goldmann
Argumento:Zack Snyder e Kurt Johnstad,baseado na novela gráfica criada por Frank Miller
Fotografia:Simon Duggan
Montagem:David Brennan e Wyatt Smith
Banda Sonora:Chunkle XL
Cenografia:Patrick Tatoupolos

Elenco:Sullivan Stapleton(Témistóqueles),Eva Green(Artemísia),Lena Heady(Rainha Gorgo),Rodrigo Santoro(Xerxes),Hans Matheson(Aesquilos),David Wenham(Dilos),Andrew Pleavin(Daxos),Jack O´Connell(Calisto),Igal Naor(Rei Darius)

Duração:106 minutos
Data de estreia:Portugal(6 de Março de 2014)

História:Leónidas e os 300 espartanos estão mortos e o auto-proclamado rei divino Xerxes continua o seu plano para conquistar toda a Grécia.O destemido general Temistóqueles tenta unir uma nação para criar uma última resistência contra o exercito passivo persa liderado pela mortífera Artemísia,comandante de guerra de Xerxes.

"It begins as a whisper... a promise... the lightest of breezes dances above the death cries of 300 men. That breeze became a wind. A wind that my brothers have sacrificed. A wind of freedom... a wind of justice... a wind of vengeance".-Rainha Gorgo


Em 2007,um filme épico sobre guerreiros spartanos da era grega tornou-se numa das grandes surpresas do ano.Falo,claro,de 300,uma verdadeira revolução dentro de um género clássico que colocou Zack Snyder no mapa de Hollywood.É um dos filmes mais espectaculares e impressionantes que já vi até hoje e 7 anos depois,a guerra continua no muito aguardado 300:O Início de um Império.

Eu fiquei um pouco confuso porque ouvi dizer que ia ser uma sequela ou uma prequela.Bem,é metade prequela e metade sequela,apesar da acção continuar ao mesmo tempo do filme original.Porém,foi fantástico regressar a este universo saído da imaginação de Frank Miller.Não esperem uma sequela que tenta superar o original.O Início de um Império mantém os elementos que tornaram 300 num grande sucesso:tipos musculados,slow motion,banho de sangue e efeitos visuais de cortar a respiração.Para dizer a verdade,este é bem mais sangrento que o original.É deste tipo de filme que gosto e muito.

Bem,Gerard Butler não regressa a este filme.Afinal,ele morreu no filme anterior mas tem um bom substituto no australiano Sullivan Stapleton,conhecido pela série Strike Back,como o general grego Temistóqueles.Como Leónidas morreu,ele é o único que pode fazer frente a Xerxes,um regressado Rodrigo Santoro.O verdadeiro adversário é Artemísia,a mortífera comandante da frota persa,desempenhada pela fantástica Eva Green.As sequências de acção estão espectaculares e o banho de sangue é interminável,graças ao excelente trabalho de Noam Murro,um excelente substituto do realizador original,Zack Snyder.

 

Um épico de acção gigantesco,visualmente estoneante e bastante sangrento,300:O Início de um Império satisfará os fás do primeiro filme e também ao público que nunca viu o original.Os épicos históricos estão a regressar em grande força,algo que se deve a 300.


terça-feira, 4 de março de 2014

Os Bad Boys


Titulo original:Bad Boys 
Realização:Michael Bay
Produção:Don Simpson e Jerry Bruckheimer
Argumento:Michael Barrie,Jim Mulholland e Doug Richardson
Fotografia:Howard Atherton
Montagem:Christian Wagner
Banda Sonora:Mark Mancina
Cenografia:John Vallone

Elenco:Martin Lawrence(Marcus Burnett),Will Smith(Mike Lowrey),Téa Leoni(Julie Mott),Tcheky Karyo(Fouchet),Theresa Randall(Theresa Burnett),Joe Pantoliano(Cpt.Howard),Marg Helgenberg(Alison Sinclair),Nestor Serrano(Sanchez),Julio Oscar Mechoso(Ruiz),Michael Imperrioli(Jojo)

Duração:118 minutos
Data de estreia:Portugal(14 de Julho de 1995)

História:Mike Lowrey e Marcus Burnett são dois agentes da brigada de narcóticos em Miami que entram numa corrida contra o tempo para recuperar 100 milhões de dólares em heroína que foram roubados na esquadra da policia.A única pista que é essencial para resolverem o caso é uma testemunha que pode reconhecer os responsáveis pelo roubo.

"Now THAT´s how you supposed to drive.For now on,THAT´s how you drive"!!-Mike Lowrey


Eu sempre gostei de filmes de acção,especialmente aqueles que são absolutamente frenéticos.Nem em interessa se são obras primas.Um filme de acção é um filme de acção,não ballet.Se querem ballet,vão á ópera ou algo assim.As décadas dos anos 80 e 90 trouxeram títulos memoráveis desde Assalto ao Arranha-Céus até ao O Rochedo.Bad Boys é outro grande titulo do género,inspirado por Arma Mortífera e 48 Horas.


Não precisa ser inovador,desde que aja como um bom filme de acção.Ainda bem que age como um bom filme de acção.Se quisesse ver algo mais,tenho os filmes do Kubrick.Bad Boys foi criado pela mesma equipa responsável por Flashdance,O Caça-Policias e Top Gun:o falecido Don Simpson e Jerry Bruckheimer.É também o filme de estreia do realizador mais explosivo de Hollywood:Michael Bay.É uma grande estreia para ele e espero que volte ás suas raízes quando terminar a saga Transformers.


O melhor deste filme é sem dúvida a química entre Will Smith e Martin Lawrence,cujas carreiras explodiram graças ao sucesso deste filme.Smith tornou-se uma estrela ainda maior mas não posso deixar de lado Lawrence,um dos grandes actores cómicos de sempre.Entre tiros,perseguições e explosões,Smith e Lawrence mantém o sentido de humor.Daí Bad Boys ser uma espectacular comédia de acção muito frenética.


Umas das melhores comédias de acção juntamente com Arma Mortífera e 48 Horas,Bad Boys é um filme de acção absolutamente explosivo.Pena que Hollywood não faça mais filmes de acção honestos e frontais.Pessoalmente,whatcha gonna do?


domingo, 2 de março de 2014

Esquecido



Titulo original:Oblivion 
Realização:Joseph Kosinski
Produção:Dylan Clark,Joseph Kosinski,Peter Chernin e Barry Levin
Argumento:Michael Arndt e Karl Gajdusek
Fotografia:Claudio Miranda
Montagem:Richard Francis Bruce
Banda Sonora:M83
Cenografia:Darren Gilford

Elenco:Tom Cruise(Jack Harper),Morgan Freeman(Beech),Olga Kurylenko(Julia),Andrea Riseborough(Victoria),Melissa Leo(Sally),Nicholas-Coster Waldau(Sykes),Zoe Bell(Kara)

Duração:124 minutos
Data de estreia:Portugal(11 de Abril de 2013)

História:Em 2077,a Terra foi abandonada pela sua população devida á devastação provocada por uma guerra e causas naturais.Jack Harper é um dos poucos humanos que ficaram na Terra,dedicando á reparação de drones. Jack é atormentados por fragmentos de memórias que o levaram a questionar a sua missão.

"Earth, before the war. New York, before I was born. A place I've only seen pictures of. I know you... But we've never met. I'm with you... But I don't know your name. I know I'm dreaming. But it feels like more than that. It feels like a memory. How can that be"?-Jack Harper


Vender ficção cientifica original é bastante dificil e muito complicado porque nos dias de hoje,Hollywood contenta-se em repetir a mesma coisa e isso pode causar uma grande frustação no público.Também sempre que algo de original é feito,é criticado por não ser profundo ou inovador.Uau,desculpem lá se já não fazem um Star Wars ou Terminator.Não estamos nos anos 80 mas no ano passado saíram bons títulos de sci-fi.Esquecido é um deles.


Adoro ficção científica e é um dos poucos géneros que se mantém em alta numa Hollywood cheia de super heróis,remakes e franchises milionárias.Não tenho nada contra isso mas preferia que arriscasse mais.Esquecido é um filme arriscado sem dúvida mas valeu a pena.Gostei muito deste filme porque é uma experiência visual absolutamente irresistível.Sim,não é profundo mas homenageia títulos clássicos do género como 2001:Odisseia no Espaço.Silent Running e O Homem que Veio do Futuro.Se quisesse algo profundo,posso sempre ler filosofia.


Depois de Tron:O Legado,Joseph Kosinski tornou-se numa das novas promessas do género,juntamente com Neil Blomkamp.Pode não ser um James Cameron ou George Lucas(coff coff)mas pelo menos sabe como fazer um bom sci fi sem se preocupar com a treta da originalidade exigida pelo público.É interessante ver o Tom Cruise no género e o papel de Jack Harper fica muito bem na super estrela pequena mais grande de Hollywood.Cruise dá a sensação de mágoa e solidão a um homem que tenta encontrar a verdade sobre os acontecimentos que devastaram a sua casa.


Um grande thriller futurista visualmente estoneante e espectacular,Esquecido é uma homenagem ao cinema de ficção cientifica dos anos 70 e 80 que pode não ser algo inovador mas é muito impressionante em termos visuais.