Argumento:Stanley Kubrick,Michael Herr e Gustav Hasford
Fotografia:Douglas Milsone
Montagem:Martin Hunter
Banda Sonora:Viviane Kubrick
Cenografia:Anton Furst
Elenco:Matthew Modine(Joker),Adam Baldwin(Animal Mother),R.Lee Ermey(Hartman),Dorian Harewood(Eightball),Kevin Major Howard(Rafertman),Arliss Howard(Cowboy)
Duração:116 minutos
Data de estreia:Portugal(9 de Outubro de 1987)
História:Um grupo de jovens recrutas do exercito americano sao treinados sem misercordia pelo implacavel sargento Hartman para serem verdadeiras maquinas de matar,de modo a estarem prontos para o Vietname.
"My thoughts drift back to erect nipple wet dreams about Mary Jane Rottencrotch and the Great Homecoming Fuck Fantasy. I am so happy that I am alive, in one piece and short. I'm in a world of shit... yes. But I am alive. And I am not afraid."-Joker
Os filmes de Vietname era como os filmes de super herois:quando fazem um,veem muitos mas houve filmes fantasticos que abordam a guerra como Apocalypse Now,O Cacador,A Furia do Heroi e Platoon.Nascido para Matar nao e muito diferente mas em termos de abordagem,consegue abordar o tema de forma kubrickiana.
7 anos depois do sucesso de Shining,Kubrick regressa ao genero de guerra,deixando a sua marca em Horizontes da Gloria.Regressa ao tema de homens tornados em maquinas,como foi tambem em Spartacus.Que me lembre,foi o segundo filme que vi de Kubrick e é tao hilariante como sombrio e violento.
Tem um excelente elenco liderado por Matthew Modine como o recruta Joker,divivido entre ser humano e ser um assassino.Vincent D Onofrio e excelente como o idiota Gomer Pyle que nao aguenta a pressao de forma estoneante mas e R.Lee Ermey que domina como o inesquecivel sargento Hartman que tem como missao tornar um cambada de meninas em homens.
Um dos melhores filmes de guerra de sempre e uma obra prima memorável de um maiores mestres do cinema,Nascido para Matar e uma viagem alucinante aos cantos mais sombrios do Homem em tempos de guerra.
Titulo original:Lucy Realização e argumento:Luc Besson Produção:Virgina Sell Fotografia:Thierry Arbogast Banda Sonora:Eric Serra Cenografia:Evelyn Tissandlier Elenco:Scarlett Johansson(Lucy),Morgan Freeman(Professor Norman),Min-sik Choi(Mr.Jang),Amr Waked(Pierre Del Rio),Julian Rhid-Tutt(Limey),Pilou Asbaek(Richard) Duração:89 minutos Data de estreia:Portugal(21 de Agosto de 2014)
Enredo:Lucy é uma jovem mulher que envolve-se relutantemente numa rede de tráfico de drogas.Quando entra em contacto com a droga posta no seu estomago,a sua massa cerebral aumenta de forma radical.
Ignorance brings chaos, not knowledge.-Lucy
Há sempre aquelas surpresas que nunca estamos a espera na temporada dos blockbusters de verão,apesar da maioria serem super herois,remakes,reboots e sequelas.Lucy,o novo filme do criador de clássicos como Nikita:Dura de Matar e Leon:O Profissional não era exactamente um dos filmes mais esperados da temporada mas conseguiu ser um dos sucessos-surpresa do momento.
Lucy é claro um filme de acção rápido,frenético e intenso como Besson não fazia desde o 5ºElemento mas tem elementos de ficção cientifica e o tema que o filme explora de forma interessante:o potencial do cérebro humano.É aí que a protagonista entra e ela vai conseguir aos 100% da massa cerebral.
Scarlett Johansson tem sido imparável este ano graças a Her:Uma História de Amor,Capitão América:O Soldado do Inverno e Debaixo da Pele.O seu desempenho como Lucy é bem credível e quando ela adquire as habilidades especiais,vemos uma mistura entra a sua Natasha Romanoff e o alien de Debaixo da Pele.Morgan Freeman também participa como o professor que estuda a evolução do cérebro humano.
Um filme-pipoca divertido,sexy e cheio de acção,Lucy mostra Luc Besson no seu melhor.Nada mau para alguem que só queria fazer 10 filmes e acreditem que este filme consegue mais original que o típico filme de verão.
Titulo original:22 Jump Street Realização:Phil Lord e Christopher Miller Produção:Neil H.Moritz,Jonah Hill e Channing Tatum Argumento:Michael Bacall,Oren Uzell e Rodney Uthram Fotografia:Barry Peterson Montagem:Keith Brachman e Danny Rennie Banda Sonora:Mark Mothersburgh Cenografia:Steve Saklad Elenco:Jonah Hill(Schmidt),Channing Tatum(Jenko),Ice Cube(Cap.Dickson),Peter Stormare(Ghost),Amber Stevens(Maya),Jillian Bell(Mercedes),Nick Offerman(Chefe Hardy),Wyatt Rusell(Zook),Lucas Bros(Gémeos) Duração:115 minutos Data de estreia:Portugal(10 de Julho de 2014) História:Depois de desmantelarem com sucesso uma rede de tráfico de drogas no liceu,os policias Schimdt e Jenko vao agora para a universidade tentarem descobrir uma nova super droga que está a rondar entre os estudantes.
"We Jump Street, and we 'bout to jump in yo ass."-Cap.Dickson
As comédias de acção estão a regressar em força e ainda bem porque adoro esta mistura de dois grandes géneros.Em 2012,Jonah Hill e Channing Tatum juntaram forças na reimaginação da série de tv dos anos 80,21 Jump Street.O filme foi um sucesso e dois anos depois,chega a sequela Agentes Universitários,que leva os dois policias imbecis para um novo território.
A questão era se a fórmula que tornou o primeiro filme num sucesso resultaria nesta sequela.A resposta é sim e Agentes Universitários é uma das melhores continuações que sairam este ano,juntamente com Capitão América:O Soldado do Inverno e X-Men:Dias de um Futuro Esquecido.
Hill e Tatum voltam a vestir os papeís de Schimdt e Jenko.Não mudaram de todo,visto que Jenko continua o mesmo idiota e Schmidt continua desajeitado.Porém,passarão por muito na universidade.Ice Cube também regressa mais furioso do que nunca,protagonizando com Tatum e Hill uma das cenas mais hilariantes do filme.
Agentes Universitários é uma sequela bastante divertida que não comete os erros tipicos das sequelaas que leva a fórmula a um novo nivel e eu cá estou pronto para um terceiro filme.Uma das melhores comédias do ano que leva o género a um nivel clássico
Titulo original:Guardians of the Galaxy Realização:James Gunn Produção:Kevin Feige Argumento:James Gunn e Nicole Perlman,baseado na banda desenhada criada por Dan Abnett e Andy Lanning Fotografia:Ben Davis Montagem:Fred Raskin,Hughes Winborn e Craig Wood Banda Sonora:Tyler Bates Cenografia:Charles Wood Elenco:Chris Pratt(Peter Quill\Star-Lord),Zoe Saldana(Gamora),Dave Bautista(Drax The Destroyer),Vin Diesel(Groot),Bradley Cooper(Rocket Racoon),Lee Pace(Ronan The Accuser),Karen Gillian(Nebula),Michael Rooker(Yondu Udonta),Djimon Housoun(Korath),John C.Reilly(Corpsman Dey),Glenn Close(Nova Prime),Benicio Del Toro(The Collector),Josh Brolin(Thanos) Duração:121 minutos Data de estreia:Portugal(7 de Agosto) História:Peter Quill,conhecido(?)como Star Lord,é um aventureiro espacial que rouba um precioso artefacto chamado Orb que o coloca na mira de Ronan The Accuser.Ciente do perigo que Ronan pode representar,Quill reúne aliados improváveis como Gamora,Drax The Destroyer,Groot e Rocket Racoon.Juntos,tornam-se nos Guardiões da Galáxia.
"Ain't no thing like me, except me!"-Rocket Racoon
Quando a Marvel anunciou o seu próximo projecto,a pergunta que pairou sobre toda a gente era simples:quem são os Guardiões da Galáxia?Eu nunca ouvi falar deles mas fui investigando e soube que e uma das bandas desenhadas não muito conhecidas mas tinha o potencial de ser bem sucedida se for bem feita claro.E um grande risco devido a pouca popularidade que tem perante os fãs da BD mas para a Marvel,o risco faz parte do negócio.
O universo e bastante interessante e acho fixe que a Marvel explore outras personagens em vez de levarmos com sequelas do Homem de Ferro.Afinal,os Guardiões da Galáxia não são super heróis.Sao criminosos sem qualquer tipo de moralidade mas descobrem a sua humanidade quando se unem contra uma ameaça comum.Devo dizer que adorei este filme,que tem tudo para ser a saga espacial do séc.XXI.Até poe os Vingadores num canto.
Chris Pratt assenta como uma luva no papel de Peter Quill,um mercenário espertalhaço com queda para boa música e roubar o que não lhe pertence.Pratt encara o papel com um sentido de humor apurado,vulnerabilidade humana e uma masculinidade digna de um jovem Harrison Ford.Zoe Saldana não e estranha no género,sendo tão perigosa como sensual na pele da verdinha Gamora.Seria de esperar que Rocket Racoon com a voz de Bradley Cooper roubasse o espectáculo de forma bad ass mas a verdadeira surpresa e Dave Bautista como o torturado guerreiro maníaco Drax the Destroyer e Vin Diesel...bem,ele e Groot,a árvore gigante companheiro de Rocket.
Um dos filmes mais divertidos do ano e uma aventura espacial gigantesca e frenética,Guardiões da Galáxia e mais um sucesso da Marvel que continua a ser impressionante no grande ecrã.Não se preocupem que os Guardiões regressarão em 2017.