Título Original:The Empire Strikes Back Realização: Irvin Kerhsner Produção: Gary Kurtz Argumento: Leigh Brackett e Lawrence Kasdan Fotografia: Peter Suschitzy Montagem: Paul Hirsch Banda Sonora: John Williams Cenografia: Norman Reynolds
Elenco:Mark Hamill(Luke Skywalker), Harrison Ford(Han Solo),Carrie Fisher(Leia Organa),Billy Dee Williams(Lando Carlissian),Frank Oz(Yoda),David Prowse(Darth Vader),Anthony Daniels(C-3PO),Kenny Baker(R2-D2),James Earl Jones(voz de Darth Vader),Alec Guiness(Obi-Wan Kenobi)
Duração: 124 minutos Data de estreia: Portugal(19 de Novembro de 1980)
História: São tempos negros para a Rebelião.Após a destruição da Estrela da Morte,o Império Galático comandado por Darth Vader lança uma perseguição sem tréguas á Aliança Rebelde.Durante um contra ataque devastador no Planeta Hoth, Luke Skywalker parte em busca do mestre Jedi Yoda para dar início ao seu treino Jedi enquanto Han Solo e Leia Organa são perseguidos pelo Império até a cidade Bespin.O malévolo Darth Vader está decidido a converter Luke para o Lado Negro da Força e atrai o jovem Skywalker para uma armadilha na cidade das nuvens.Durante um duelo intenso,Luke enfrenta uma verdade aterradora sobre o implacável Lorde Negro dos Sith.
"Ready are you? What know you of ready? For eight hundred years have I trained Jedi. My own counsel will I keep on who is to be trained. A Jedi must have the deepest commitment, the most serious mind. This one a long time have I watched. All his life has he looked away... to the future, to the horizon. Never his mind on where he was. Hmm? What he was doing. Hmph. Adventure. Heh. Excitement. Heh. A Jedi craves not these things. You are reckless".-Yoda
Vou ser sincero:nunca achei graça ao Star Wars quando era miúdo.Não me culpem.Nem toda a gente gosta de Star Wars mas é lixado quando crescemos,passamos a gostar o que odiamos.Foi o que me aconteceu em 2004 quando vi o Império Contra Ataca(já o tinha visto antes mas não muito bem) e pensei:"Pá,afinal,não é assim estúpido como parecia".Sem ofensa para os fanboys. Não sou um fanático Star Wars mas a trilogia original é uma das melhores trilogias de sempre.Ok,ok,as prequelas foram feitas depois mas são um lixo completo(estou a olhar para ti,Jar Jar Binks).Se alguém perguntar-me qual é o melhor SW,digo sem rodeios que o Império Contra-Ataca é sem dúvida o melhor de todos.O primeiro filme é divertido e é um dos maiores blockbusters de sempre mas o Império é diferente mas excelente.Fiquei emocionado com o filme porque neste episódio,o trio maravilha Luke Skywalker, Han Solo e Princesa Leia vão sentir a fúria do Império que está lixado por a Aliança Rebelde ter destruído o seu brinquedo preferido:A Estrela da Morte.Ás vezes é fixe ver os mauzões ganharem mas não podemos deixar de sentir pena dos nossos heróis que são alterados emocionalmente,principalmente o Luke por ter descoberto quem é afinal o seu pai(descansem,não é o Rato Mickey).
George Lucas abandonou a realização e escolheu como realizador o seu mentor Irvin Kershner que mais tarde faria um filme não oficial do James Bond e um filme chamado Robocop 2 mas não vou falar sobre isso. Kershener trouxe uma abordagem mais séria e emocional ao segundo Star Wars juntamente com o argumento de Leigh Brackett e Lawrence Kasdan e dou graças a deus que não seguiram todas a indicações do Lucas porque duvidaria que ele faria o Império melhor que o original.O objectivo do Império Contra Ataca é levar o universo para um lado mais sombrio,algo comum hoje em dia no cinema mas torna este capítulo muito mais interessante que os restantes filmes da série.As personagens principais são severamente alteradas em termos emocionais: Luke Skywalker já não é o puto ingénuo do primeiro filme e dá inicio ao seu treino Jedi para controlar a Força com a ajuda de um boneco á Marreta chamado Yoda com a voz de Frank Oz. Yoda é um mentor do caneco que ensina a Luke a natureza Jedi. Han Solo continua um filho da mãe arrogante e convencido mas isso vai mudar quando ele e a Princesa Leia iniciam o seu muito esperado romance.Uma das cenas mais emocionantes do filme é quando Solo sacrifica-se para salvar Leia,Chewbacca e o fala barato do C-3PO."I love you.I know"não foi escrito e foi brilhantemente improvisado por Harrison Ford.Entram personagens novas como Lando Carlissan,o único nigga da galáxia se contarmos com o Samuel L. Jackson e Boba Fett,um caçador de recompensas.
Quanto ao Darth Vader,ele mostra-se mais implacável do que nunca e com a voz do James Earl Jones,ainda melhor.Não é a toa que ele é o maior vilão de todos os tempos antes da chegada do Joker de Heath Ledger.O confronto entre Vader e Luke é um dos maiores momentos do filme e é tão bem feito e intenso.É incrível como consegue ser intenso passados 32 anos.Ok,eu disse que o pai do Luke não é o Rato Mickey mas para quem nunca viu o filme nem vou revelar porque não iriam gostar da surpresa.
Sob a controvérsia em volta da compra da Lucasfilm pela Disney,não vou discutir sobre esse assunto mas o Império Contra-Ataca é um dos filmes mais marcantes da minha vida.Se gostam de um bom filme com uma boa história e mesmo que passe numa galáxia muito distante,este é o vosso filme.Ok,vou revelar o meu lado geek:Que a Força esteja convosco.
Sem comentários:
Enviar um comentário