Titulo original:Star Trek-The Motion Picture
Realização:Robert Wise
Produção:Gene Rodenberry
Argumento:Harold Livingston,baseado em Star Trek criado por Gene Rodenberry
Fotografia:Richard H.Kline
Montagem:Todd Ramsay
Banda Sonora:Jerry Goldsmith
Cenografia:Harold Michelson
Elenco:William Shatner(James T.Kirk),Leonard Nimoy(Spock),Deforrest Kelley(Leonard"Bones"McCoy),James Dohaan(Scotty),George Takei(Hikaro Sulu),Nichelle Nicols(Uhura),Walter Koenig(Chekov),Persis Khamballa(Ilia),Stephen Collins(Decker)
Duração:132 minutos
Data de estreia:Portugal(21 de Março de 1980)
História:Uma arma de destruição massiva alienígena aproxima-se sobre o planeta Terra.O almirante James T.Kirk regressa a uma renovada Enterprise e assume o comando da sua tripulação para fazer frente á esta ameaça.
"Each of us... at some time in our lives, turns to someone - a father, a brother, a God... and asks..."Why am I here? What was I meant to be?""-Spock
Nunca é tarde demais para seguir sagas que nunca achei alguma graça .Star Trek é uma dessas sagas que estou a seguir com muito interesse graças ao fabuloso reboot e a Ira de Khan.Por isso,mais vale ir ao inicio de tudo e em 1979,a tripulação da nave Enterprise saltou para o grande ecran com O Caminho das Estrelas.Nada mau para um primeiro filme que se transformaria na saga de maior longevidade ao lado da saga 007.
O género de ficção científica explodiu completamente na industria graças ao sucesso estrondoso de Star Wars em 1977.Antes disso,ninguem queria saber de ficção cientifica,apesar de 2001:Odisseia no Espaço ser o mais aclamado do género.O sucesso do épico espacial de George Lucas foi crucial para que Gene Rodenberry trouxesse de volta as aventuras de Kirk e Spock que até a altura,tem ganhado uma grande e fiel legião de fas.A realização coube ao lendário Robert Wise que até foi criticado pelos fas pelo seu pouco conhecimento Trek mas esqueceram-se que ele é um veterano do género aka O Dia em que a Terra Parou.
Wise fez um bom trabalho e soube captar o espírito da série televisiva com uma história que dá seguimento á série que arrancou em 1966.Todos os actores estão de volta,especialmente William Shatner como Kirk e Leonard Nimoy como Spock,a dupla mais imprevisivel de sempre.Acho que este filme não é tão bom como o aclamado A Ira de Khan mas é uma boa aventura espacial bastante agradável.
O Caminho das Estrelas pode não ser o melhor filme da série mas serviu para satisfazer o meu apetite Trek que cresce cada dia graças ás minhas expectativas por Star Trek Into Darkness mas estou a adorar a seguir a série original.Agora entendo que Star Trek é uma saga fascinante que vai para aonde nenhuma saga se atreve a ir.
Sem comentários:
Enviar um comentário