terça-feira, 22 de outubro de 2013

Velho Amigo


Titulo original:Oldeuboi
Realização:Chan-wook Park
Produção:Dom-Jong Kim e Seung yon-Lim
Argumento:Chan-wook park,Ching-hyeong Lim e Jon-yu Hwang,baseado na banda desenhada criada por Nobuaki Minegshi
Fotografia:Chung-hoon Chung
Montagem:Sang-beong Kim
Banda Sonora:Yeong-koo Jong
Cenografia:Seong-ki Ryu

Elenco:Min-sink Joi(Dae-su Oh),Ji tae-Yu(Woo-jin Lee),Hye-jeong Kang(Mi-do),Dae-han Ji(No-joo Wan),Dal-su Oh(Park Cheol-woong),Byeong-ok Kim(Mr.Han),Seung-Shin lee(Yo Hyung-ja)

Duração:120 minutos
Data de estreia:Portugal(10 de Março de 2005)

História:Dae-su Oh é um homem comum que é capturado e encarcerado durante 15 anos sem saber porque.Quando sai finalmente da sua prisão,ele decide vingar-se dos responsáveis que o prend
eram durante 15 anos.

 "When the melody turns on, gas comes out. When the gas comes out, I fall asleep. I found out later it's the same Valium gas the Russians used on those Chechen terrorists"-Dae-su Oh. 

Há um provérbio Klingon que diz o seguinte:"a vingança é um prato que é melhor servido frio".Pá,pelo menos o Khan diz que é um próverbio Klingon.Enfim,o tema sobre vingança foi sempre explorado no cinema em vários géneros mas o filme que explorou melhor o tema é uma das grandes obras primas do cinema asiático:Oldboy-Velho Amigo.


Eu só tenho ouvido criticas bastante positivas sobre este filme e sempre fiquei curioso...até Hollywood decidir fazer um remake que estreia ainda neste ano.Por isso,decidi ver o filme para ver se valia a pena o remake ser feito.A resposta é um gigantesco NÃO porque Hollywood é muito contida no que diz respeito á violencia.Esta versão é bastante unica,crua e absolutamente violenta.Tal como eu gosto


Chan wook Park é um cineasta brilhante e soube contar a saga épica de um homem que não tem nada a perder e fará de tudo para obter a sua vingança.Uma das cenas mais famosas do filme é a fabulosa luta no corredor bem filmado e coreografado.Nem o Spike Lee fará essa cena melhor ou maior.


Uma excelente saga de vingança que se mantém violenta durante 10 anos,Oldboy-Velho Amigo é um filme absolutamente imperdivel e o remake será esquecido logo num segundo,como todos os remakes desnecessários.


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Os Sete Samurais


Titulo original:Seven Samurai
Realizaçao: Akira Kurosawa
Produção:Sojiro Motoki
Argumento:Akira Kurosawa,Shinobu Hashimoto e Hideo Oguni
Fotografia:Azakasu Nakai
Montagem:Akira Kurosawa
Banda sonora:Fuyo Hayasaka
Cenografia:So Matsuyama

Elenco:Toshiro Mifune(Kikuchio),Takashi Shimura(Kambei Shimada),Keiko Tsushima(Shino),Kamatari Fujiwara(Manzo),Daisuri Kato(Shinjirochi),Minori Chiaki(Heihachi),Seiji Miyaguchi(Kyuzo)


Duração:207 minutos

Data de estreia:Portugal(29 de Março de 1968)

História:No Japão,uma aldeia de aldeões pobre é constantemente atacada por bandidos.A unica maneira de se protegerem é contratarem um grupo de samurais sem senhor para enfrentar os bandidos em troca de hospitalidade por parte dos aldeões.


"What do you think of farmers? You think they're saints? Hah! They're foxy beasts! They say, "We've got no rice, we've no wheat. We've got nothing!" But they have! They have everything! Dig under the floors! Or search the barns! You'll find plenty! Beans, salt, rice, sake! Look in the valleys, they've got hidden warehouses! They pose as saints but are full of lies! If they smell a battle, they hunt the defeated! They're nothing but stingy, greedy, blubbering, foxy, and mean! God damn it all! But then who made them such beasts? You did! You samurai did it! You burn their villages! Destroy their farms! Steal their food! Force them to labour! Take their women! And kill them if they resist! So what should farmers do"?-Kikuchio






Se houvesse um Óscar de Melhor Cineasta,acho que iria para Akira Kurosawa,um dos grandes nomes do cinema japones que deixou a sua marca na história do cinema.Ao ver Os Senhores da Guerra e A Sombra do Guerreiro,fiquei com muita vontade de ver aquele que é a sua derradeira obra prima:Os Sete Samurais,um épico de acção gigantesco,brilhante e muito épico.


A reputação deste filme é tremenda,inspirando cineastas americanos como George Lucas,John Milius ou Francis Ford Coppola,alvo de um remake americano(Os Sete Maginificos)e presente na lista dos melhores de sempre em instituições do cinema como BFI ou AFI.Não fiquei desiludido com este filme porque é sem dúvida cinema épico de alta qualidade que é raramente feito nos dias de hoje.

Porém,foi um dos primeiros filmes que soube usar bem a violencia cinematográfica de forma crua e realista,influenciando filmes como A Quadrilha Selvagem de Sam Peckinpah e Conan e os Bárbaros de Milius.Gostei dos desempenhos,principalmente de Toshiro Mifune,um dos actores fetiches de Kurosawa.A batalha final é sem dúvida uma das melhores que já vi.Absolutamente intensa e violenta,tal como eu gosto.


Uma das grandes obras primas da história do cinema que tornou Akira Kurosawa um dos maiores cineastas de todos os tempos, Os Sete Samurais é um filme que merece ser visto e estudado por quem adora cinema a sério.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O Senhor dos Anéis:O Regresso do Rei



Titulo original:The Lord of the Rings-The Return of the King
Realização:Peter Jackson
Produção:Peter Jackson,Fran Walsh e Barrie M.Osbourne
Argumento:Peter Jackson,Fran Walsh e Phillipa Boyens ,baseado no romance de J.R.R.Tolkien
Fotografia:Andrew Lesnie
Montagem:Jamie Selkirk
Banda Sonora:Howard Shore
Cenografia:Grant Major

Elenco:Elijah Wood(Frodo Baggins),Ian McKellen(Gandalf),Viggo Mortensen(Aragorn),Orlando Bloom(Legolas),Liv Tyler(Arwen),Hugo Weaving(Elrond),,Sean Astin(Samwise Gamgee),Karl Urban(Eomer),Miranda Otto(Eowyn),Andy Serkis(Gollum),Dominic Monaghan(Merry),Billy Boyd(Pippin),John Rhys Davis(Gimli),Cate Blanchett(Galadriel),Bernard Lee(Theoden),David Wenhman(Faramir),Alistair Browning(Damrod)

Duração:201 minutos
Data de estreia:Portugal(17 de Dezembro de 2003)

História:Frodo e Sam chegam finalmente a Mordor e tentar chegar á Montanha da Perdição para destruir o Anel.Entretanto,o exército de Sauron preparam-se para atacar Gondor e Aragorn decide aceitar o seu destino como o novo rei do trono de Gondor,liderando os Homens para a derradeira batalha final.


"Then let us be rid of it... once and for all! Come on, Mr. Frodo. I can't carry it for you... but I can carry you!"- Samwise Gamgee


Bem,tudo tem de acabar.É assim a vida no cinema.Após dois filmes de sucesso,a trilogia O Senhor dos Anéis encerra o ciclo em O Regresso do Rei.Há sempre aquele nervosismo no que diz respeito a trequelas.Será melhor ou pior que os filmes anteriores?Bem,Matrix levou com uma trequela terrivel,Os Piratas das Caraíbas tambem e nem os X-Men escaparam.As coisas foram diferentes com o capitulo final de O Senhor dos Anéis:foi bem recebido e levou para casa 11 Óscares da Academia,incluindo Melhor Filme.Isso sim é poder.


Bem,O Regresso do Rei é maior e melhor que os dois primeiros filmes e a fasquia nunca esteve tão alta.Peter Jackson queria terminar a história de uma forma épica e foi que o fez neste filme.É o final da cruzada de Frodo para destruir o Anel de uma vez por todas mas será capaz de resistir ao poder do Anel?Entretanto,a derradeira guerra pela liberdade na Terra Média começa e só uma raça sobreviverá.


O Regresso do Rei é sem dúvida uma obra prima e não é á toa que supera qualquer série.Até mete o ultimo filme do Harry Potter na vergonha.A batalha final é sem dúvida do melhor e causou-me tantos arrepios pelo corpo.Poucas trequelas igualam o Regresso do Rei em termos de qualidade mas este é sem dúvida rei e senhor.


O Regresso do Rei encerra com chave de ouro uma das sagas mais emblemáticas da história do cinema.Claro que temos a trilogia O Hobbit para acompanhar mas a trilogia O Senhor dos Anéis viverá para sempre durante muitos anos.



quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O Senhor dos Anéis:As Duas Torres


Titulo original:The Lord of the Rings-The Two Towers
Realização:Peter Jackson
Produção:Peter Jackson,Fran Walsh e Barrie M.Osbourne
Argumento:Peter Jackson,Fran Walshh,Phillipa Boyens e Stephen Moyers,baseado no romance de J.R.R.Tolkien
Fotografia:Andrew Lesnie
Montagem:Michael Horton
Banda Sonora:Howard Shore
Cenografia:Grant Major

Elenco:Elijah Wood(Frodo Baggins),Ian McKellen(Gandalf),Viggo Mortensen(Aragorn),Orlando Bloom(Legolas),Liv Tyler(Arwen),Hugo Weaving(Elrond),Christopher Lee(Saruman),Sean Astin(Samwise Gamgee),Karl Urban(Eomer),Miranda Otto(Eowyn),Andy Serkis(Gollum),Dominic Monaghan(Merry),Billy Boyd(Pippin),John Rhys Davis(Gimli),Cate Blanchett(Galadriel),Bernard Lee(Theoden)

Duração:179 minutos
Data de estreia:Portugal(20 de Dezembro de 2002)

História:A Irmandade do Anel separou-se mas a missão para destruir o Anel Mestre continua.Frodo e Sam continuam a sua viagem para Mordor mas encontram um guia em Gollum,um ser também corrompido e seduzido pelo Anel.Entretanto,Sauron e Saruman criam um exército para destruir o reino dos Homens de uma vez por todas.A Guerra do Anel começa finalmente...

"The battle of Helm's Deep is over; the battle for Middle Earth is about to begin".-Gandalf


Era de prever que,após o sucesso de A Irmandade do Anel,a saga O Senhor dos Anéis faria história no cinema.Hoje em dia,a trilogia continua bastante poderosa e haverá poucas sagas que farão um certo impacto no cinema como a trilogia de Tolkien fez.A viagem continua em As Duas Torres,o primeiro filme que vi(e adorei)da saga.


Apesar de adorar os tres filmes,o segundo é sem dúvida o mais sombrio da saga,lembrando sequelas sombrias mas brilhantes como O Império Contra Ataca ou O Cavaleiro das Trevas.No inicio do filme,Frodo e Sam continuam a sua viagem perigosa até Mordor para destruir o Anel Um mas são seguidos pelo misterioso Gollum,desempenhado memoravelmente por Andy Serkis,definindo o desempenho motion capture.Entretanto,Aragorn,um renovado Gandalf,Gimli e Legolas tentam a todo custo enfrentar o ataque massivo do exército de Sauron a Elm´s Deep,numa das sequencias de batalha mais espectaculares de sempre.


Peter Jackson soube manter o lado humano nestes tres gigantescos filmes que honram o espírito de Tolkien.É complicado escolher o meu filme favorito da trilogia porque ambos são perfeitos e é um mundo que continuarei a visitar durante muito tempo mas As Duas Torres é uma sequela fabulosa e bastante poderosa.



Claro que a história não fica por aqui e a derradeira batalha entre o bem e o mal na Terra em O Regresso do Rei.10 anos após se despedir no grande ecra,a trilogia O Senhor dos Anéis resistira para sempre na história do cinema.


domingo, 13 de outubro de 2013

O Hobbit:Uma Viagem Inesperada


Titulo original:The Hobbit-An Unexpected Journey
Realização:Peter Jackson
Produção:Peter Jackson,Carolynne Cunnigham,Fran Walsh e Zane Weiner
Argumento:Peter Jackson,Fran Walsh,Phylippa Boyens e Guillermo Del Toro,baseado no romance de J.R.R.Tolkien
Fotografia:Andrew Lesnie
Montagem:Jabez Olssen
Banda Sonora:Howard Shore
Cenografia:Dan Hennah

Elenco:Ian McKellen(Gandalf),Martin Freeman(Bilbo Baggins),Richard Armitage(Thorin),Ken Scott(Balin),Graham McTavish(Dwalin),William Kircher(Bifur\ Tom Troll),James Nesbiff(Bofur),Stephen Hunter(Bombur),Dean O´Gomur(Fili),Aidan Turner(Kili),Peter Hambleton(Gloin\William Troll),Hugo Weaving(Elrond),Christopher Lee(Saruman),Cate Blanchett(Galadriel),Andy Serkis(Gollum),Benedict Cumberbatch(Necromancer),Elijah Wood(Frodo Baggins), Ian Olm(Bilbo Baggins-Idoso)

Duração:162 minutos
Data de estreia:Portugal(13 de Dezembro de 2012)

História:Bilbo Baggins é um jovem hobbit que vive tranquilamente na sua casa confortável situada no Shire.Um dia,conhece o feiticeiro Gandalf que o propoe a partir numa aventura com um grupo de 13 anões até a Montanha Solitária.Mal Bilbo sabe que esta viagem mudará para sempre não só a sua vida mas o futuro da Terra Média.

"My dear Frodo, you asked me once if I had told you everything there was to know about my adventures. And while I can honestly say I've told you the truth, I may not have told you all of it. I am old, Frodo. I am not the same hobbit as I once was. It is time for you to know what really happened".-Bilbo Baggins-Idoso


Passaram-se 10 anos desde que o público se despediu de uma forma emocionada da trilogia mais marcante da história do cinema:O Senhor dos Anéis.Eu descobri a grandiosidade da saga em casa e fiquei triste por não regressar ao mundo mágico de Tolkien que ganhou vida nas mãos brilhantes de Peter Jackson.Quando foi anunciado a adaptação de O Hobbit no cinema,fiquei contente e excitado por voltar a esse mundo.Quando foi anunciado uma nova trilogia,pensei:"Que venha".


O Hobbit antecede aos eventos da trilogia O Senhor dos Anéis,por isso nada de comparação mas tal como a trilogia galardoada com 17 Óscares da Academia que reinventou o género de fantasia,tem a sensação de aventura e magia.Tem um tom menos pesado,o que é bom,mas mesmo assim fiquei feliz por regressar á Terra Média.As expectativas foram altas e o Hobbit soube cumpri-las.


Acompanhamos a viagem do hobbit Bilbo Baggins pela Terra Média e encontra pelo caminho elfos,orcs ,aranhas gigantes e um certo anel que mudará para sempre o seu destino.Gostei do Martin Freeman como Bilbo.Soube encarnar o futuro tio de Frodo Baggins com muito entusiasmo,inocencia e uma força interior semelhamente ao do seu sobrinho.Sir Ian McKellen volta a vestir a pele de Gandalf e não perdeu o jeito de todo.Uma das novidades do filme é o grupo hilariante mas corajoso de anões que acompanharão Bilbo numa viagem inesquecível e inesperada.


O Hobbit:Uma Viagem Inesperada é uma prequela brilhante da trilogia O Senhor dos Anéis mas descansem que a viagem não acabou e estou pronto para regressar á Terra Média com o muito aguardado A Desolação de Smaug previsto para o final do ano.


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Gravidade


Titulo original:Gravity
Realização:Alfonso Cuarón
Produção:David Heyman e Alfonso Cuarón
Argumento:Alfonso Cuarón e Jónas Cuarón
Fotografia:Emmanuel Lubezki
Montagem:Alfonso Cuarón e Mark Sanger
Banda Sonora:Steven Price
Cenografia:Andy Nicholson

Elenco:Sandra Bullock(Ryan Stone),George Clooney(Matt Kowalski),Ed Harris(Mission Control),Orto Ignatiussen(Aniquapp),Paul Sharma(Shariff),Amy Warren(Capita da Explorer),Basher Savage(Capitão da estação espacial russa)

Duração:90 minutos
Data de estreia:Portugal(10 de Outubro de 2013)

História:A doutora Ryan Stone e o astronauta veterano Matt Kowalski encontram-se numa missão espacial de rotina mas transforma-se numa luta pela sobrevivencia quando a nave Explorer é destruida por uma chuva de detrimentos,deixando-os á deriva no espaço.

"I hate space".-Dra.Ryan Stone


Nunca se sabe as surpresas que podem aparecer no cinema,apesar de Hollywood repetir a mesma treta e arriscar cada vez menos em nome da arte cinematográfica.Enfim,é o estado onde o cinema moderno se encontra mas um filme decidiu arriscar e tornou-se num dos filmes sensação do momento que honra a arte do bom cinema:Gravidade.


Não fui com grandes expectativas mas senti que seria um filme que valesse mesmo a pena.Foi bastante aclamado pela crítica e até James Cameron considerou-o o melhor filme espacial de sempre.É sempre bom tirar as dúvidas e o Cameron tinha razão:este é o melhor filme espacial de sempre mas um filme espacial bastante realista.


Alfonso Cuarón soube puxar as potencialidades da tecnologia moderna,especialmente o 3D que é absolutamente belíssimo.A fotografia é a melhor que já vi num filme de ficção cientifica,desde o mítico 2001:Odisseia no Espaço.Os desempenhos brilhantes de Sandra Bullock e George Clooney enriquecem o enredo mas o contexto visual torna este filme único.


Belo,intenso e com um suspense de cortar a respiração,Gravidade é uma experiencia cinematográfica imperdível e recomendável para quem gosta de bom cinema.Espero que este filme abra as portas para uma nova revolução cinematográfica que traga de volta a originalidade e arte que está ausente na industria.