segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Os Sete Samurais


Titulo original:Seven Samurai
Realizaçao: Akira Kurosawa
Produção:Sojiro Motoki
Argumento:Akira Kurosawa,Shinobu Hashimoto e Hideo Oguni
Fotografia:Azakasu Nakai
Montagem:Akira Kurosawa
Banda sonora:Fuyo Hayasaka
Cenografia:So Matsuyama

Elenco:Toshiro Mifune(Kikuchio),Takashi Shimura(Kambei Shimada),Keiko Tsushima(Shino),Kamatari Fujiwara(Manzo),Daisuri Kato(Shinjirochi),Minori Chiaki(Heihachi),Seiji Miyaguchi(Kyuzo)


Duração:207 minutos

Data de estreia:Portugal(29 de Março de 1968)

História:No Japão,uma aldeia de aldeões pobre é constantemente atacada por bandidos.A unica maneira de se protegerem é contratarem um grupo de samurais sem senhor para enfrentar os bandidos em troca de hospitalidade por parte dos aldeões.


"What do you think of farmers? You think they're saints? Hah! They're foxy beasts! They say, "We've got no rice, we've no wheat. We've got nothing!" But they have! They have everything! Dig under the floors! Or search the barns! You'll find plenty! Beans, salt, rice, sake! Look in the valleys, they've got hidden warehouses! They pose as saints but are full of lies! If they smell a battle, they hunt the defeated! They're nothing but stingy, greedy, blubbering, foxy, and mean! God damn it all! But then who made them such beasts? You did! You samurai did it! You burn their villages! Destroy their farms! Steal their food! Force them to labour! Take their women! And kill them if they resist! So what should farmers do"?-Kikuchio






Se houvesse um Óscar de Melhor Cineasta,acho que iria para Akira Kurosawa,um dos grandes nomes do cinema japones que deixou a sua marca na história do cinema.Ao ver Os Senhores da Guerra e A Sombra do Guerreiro,fiquei com muita vontade de ver aquele que é a sua derradeira obra prima:Os Sete Samurais,um épico de acção gigantesco,brilhante e muito épico.


A reputação deste filme é tremenda,inspirando cineastas americanos como George Lucas,John Milius ou Francis Ford Coppola,alvo de um remake americano(Os Sete Maginificos)e presente na lista dos melhores de sempre em instituições do cinema como BFI ou AFI.Não fiquei desiludido com este filme porque é sem dúvida cinema épico de alta qualidade que é raramente feito nos dias de hoje.

Porém,foi um dos primeiros filmes que soube usar bem a violencia cinematográfica de forma crua e realista,influenciando filmes como A Quadrilha Selvagem de Sam Peckinpah e Conan e os Bárbaros de Milius.Gostei dos desempenhos,principalmente de Toshiro Mifune,um dos actores fetiches de Kurosawa.A batalha final é sem dúvida uma das melhores que já vi.Absolutamente intensa e violenta,tal como eu gosto.


Uma das grandes obras primas da história do cinema que tornou Akira Kurosawa um dos maiores cineastas de todos os tempos, Os Sete Samurais é um filme que merece ser visto e estudado por quem adora cinema a sério.

Sem comentários:

Enviar um comentário