sábado, 23 de novembro de 2013

Rocky II


Título original:Rocky II
Realização e argumento:Sylvester Stallone
Produção:Irwin Winkler e Robert Charloff
Fotografia:Bill Buttler
Montagem:Stanford C.Allen e Janice Hampton
Banda Sonora:Bill Conti
Cenografia:Richard Berger

Elenco:Sylvester Stallone(Rocky Balboa),Talia Shire(Adrian),Carl Weathers(Apollo Creed),Burgess Meredith(Mickey),Burt Young(Paulie)Tony Burton(Duke)

Duração:119 minutos
Data de estreia:Portugal(20 de Dezembro de 1979)

História:Após o emocionante combate contra Apollo Creed,Rocky sofreu sérias lesões que o levam a afastar dos ringues e começa uma vida a dois com Adrian.Descontente com o resultado do combate,Apollo Creed exige uma desforra com Rocky e desta vez será um combate pelo título mundial de Pesos Pesados.

"I just got one thing to say... to my wife at home: Yo, Adrian! I DID IT"!-Rocky Balboa


Em 1976,um filme sobre um pugilista de baixa categoria que recebe uma oportunidade de subir ao topo apaixonou o público de todo o mundo.Rocky foi e continua a ser um dos filmes mais inspiradores de sempre que transmite uma mensagem muito importante:nunca desistir perante as dificuldades.O estrondoso sucesso do filme tornou Sylvester Stallone numa super-estrela e ganhou 3 Óscares da Academia,incluindo Melhor Filme.Porém,a história do pugilista com um grande coração continua em Rocky II.


Poucas sequelas conseguem captar com sucesso o espírito do filme original e muitas falham miseravelmente.Rocky II é tão emocionante e inspirador como o primeiro.É exagero esticar a corda mas Rocky é uma saga muito especial.Vi os filmes todos e já não há filmes que contam histórias de coragem.


Esta sequela começa alguns minutos após o final emocionante do primeiro filme.Irritado pela forma como o combate contra Rocky não ter sido aquilo que esperava,Apollo Creed desafia o Garanhão Italiano para uma desforra mas este decide abandonar os ringues para começar uma vida a dois com Adrian.Assombrado pelo ringue,Rocky decide aceitar o desafio e desta vez,será um combate.Stallone estreia-se na realização e foi bem sucedido em fazer uma sequela tão boa como o original e o seu desempenho como Rocky continua a ser fabuloso,captando novamente o coração e a alma que define a personagem.

Umas melhores sequelas alguma vez feitas,Rocky II é um capitulo de uma das sagas mais bem sucedidas da história do cinema que ainda hoje cativa as pessoas com o seu coração e emoção.


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mestres da Ilusão


Título original:Now You See Me
Realização:Louis Letterier
Produção:Roberto Orci,Alex Kurtzman e Bobby Cohen
Argumento:Ed Solomon,Boaz Takin e Edward Ricourt
Fotografia:Larry Fong e Mitchell Amundsen
Montagem:Robert Leighton e Vincent Tabaillon
Banda Sonora:Brian Tyler
Cenografia:Peter Wenham

Elenco:Jessie Eisenberg(J.Daniel Atlas),Woody Harrelson(Merrit McKinney),Mark Ruffalo(Dylan Rhodes),Isla Fisher(Henley Reeves),Dave Franco(Jake Wilder),Mélanie Laurent(Alma Dray),Michael Caine(Arthur Tressler),Morgan Freeman(Thaddeus Bradley),Michael Kelly(Fuller),Common(Evans)

Duração:115 minutos
Data de estreia:Portugal(13 de Junho de 2013)

História:Um grupo de ilusionistas conhecido como Os Quatro Cavaleiros apresentam espectáculos de magia por todo o país e no meio dos espectáculos fazem assaltos sem ninguém perceber.Desconfiados das intenções do grupo,um agente do FBI e uma agente da Interpol tentam fazer de tudo para antecipar os movimentos destes quatro ilusionistas


"The closer you think you are, the less you'll actually see".-J.Daniel Atlas


Se olharmos bem para o cinema de Hollywood,é repetida a mesma coisa todos os anos mas de vez em quando aparecem surpresas inesperadas.Por exemplo,num verão dominado por super heroís,robos gigantes e até sagas adolescentes,apareceu um filme sobre quatro ilusionistas peritos em assaltos que se tornou num dos grandes filmes deste verão:Mestres da Ilusão.


Como ganhei o DVD,pensei que ia um daqueles filmes comerciais mesmo rasca mas felizmente Mestres da Ilusão é um thriller de acção sexy,inteligente e cheio de pinta.Imaginem Ocean´s Eleven e O Terceiro Passo juntos num só filme,apesar de não ser complexo como o filme de Christopher Nolan.Também não precisa porque é um filme de verão e age exactamente como um.


O elenco é mesmo de luxo:Jesse Eisenberg,Mark"O Incrível Hulk" Rufallo,Woody Harrelson,Isla Fisher,Mélanie Laurent e os veteranos Michael Caine e Morgan Freeman que tornam o filme valer mesmo a pena.Louis Letterier regressa na sua melhor filme e fez um thriller muito inteligente e inventivo com reviravoltas de cortar a respiração que prende sem dúvida o espectador.

Sexy,inteligente e absolutamente original,Mestres da Ilusão é um filme somente para quem adora emoções fortes como um bom filme de verão deve ter.Uma surpresa sem dúvida inesperada mas muito agradável.

domingo, 17 de novembro de 2013

O Grande Mestre


Título original:The Grandmaster
Realização:Wong Kar-Wai
Produção:Jacky Pang Yee Wah e Wong Kar Wai
Argumento:Wong Kar Wai,Jingzhi Zou e Haofeng Xu
Fotografia:Phillipe Le Sourd
Montagem:William Chang
Banda Sonora:Shigeru Umebayashi
Cenografia:William Chang e Wai Ming Alfred Yau

Elenco:Tony Leoung(Ip Man),Ziyi Zhang(Gong Er),Chen Chang(Razor),Qinxiang Wang(Gong Yutian),Hye-kyo Song(Zhang Youngchen),Shun Lau(Rui)

Duração:130 minutos
Data de estreia:Portugal(12 de Dezembro de 2013)

História:Ip Man é um dos maiores artistas marciais de Foshan nos anos 30 que é escolhido para suceder ao velho mestre Gong para dar continuidade ao seu legado.Após a guerra,Ip Man muda-se para Hong Kong e começa a ensinar a arte do kung fu a vários discípulos,entre eles Bruce Lee.

"They say I spread wing chung throughout the world. I hope that's true. I didn't do it to acquire renown. The martial arts should be open to all, everyone should walk the same route. It all comes down to two words: Horizontal, Vertical".-Ip Man



Pela terceira vez consecutiva,volto a trabalhar no Lisbon e Estoril Film Festival,apesar de ter sido cansativo,valeu a pena devido á fabulosa selecção de filme irresistíveis.Um dos homenageados deste ano é um dos maiores cineastas de culto de sempre,Wong Kar Wai,que regressa com um grande épico de artes marciais que promete ser um dos filmes mais imperdíveis do ano:O Grande Mestre.


Foi um dos filmes mais badalados do festival e felizmente tive a sorte de ver este filme.Pelo menos tive a inteligência de pedir o bilhete,visto que estava em risco de ser esgotado.Como consegui ver e adorar 2046 e Chungking Express,as minhas expectativas eram altas e foram positivamente correspondidas.Não é só um regresso em grande forma de Wong Kar Wai mas também um dos melhores filmes de artes marciais jamais feitos.Desde O Tigre e o Dragão que não era feito um filme do género belíssimo e credível.


O filme é baseado na história verídica de Ip Man,um dos grandes artistas marciais da China que viria a ser o mentor do lendário Bruce Lee.Agora percebo porque Lee era um mestre.Tinha um grande mentor.Ip Man é desempenhado pelo maravilhoso Tony Leung e tornou-se num dos meus actores preferidos.Ziyi Zhang regressa na sua melhor forma desde o Tigre e o Dragão,encarnando a filha de um lendário mestre das artes marciais.As sequências de luta são das melhores que já e a luta inicial na  chuva é tão bela como intensa.


Um regresso em grande de um dos maiores cineastas de culto de sempre,O Grande Mestre é um filme a não perder.Um fabuloso épico de artes marciais que é raramente feito hoje em dia.Uma verdadeira obra prima de Wong Kar Wai.


domingo, 3 de novembro de 2013

Thor:O Mundo das Trevas



Título original:Thor:The Dark World
Realização:Alan Taylor
Produção:Kevin Feige
Argumento:Christopher Yost,Christopher Markus e Stephen McFeely,baseado na banda desenhada criada por Stan Lee e Jack Kirby
Fotografia:Kramer Morgentau
Montagem:Dan Lebental e Wyatt Smith
Banda Sonora:Brian Tyler
Cenografia:Charles Wood

Elenco:Chris Hensworth(Thor),Natalie Portman(Jane Foster),Tom Hiddleston(Loki),Anthony Hopkins(Odin),Christopher Eccleston(Malekith),Jamie Alexander(Sif),Zachary Levi(Fandral),Ray Stevenson(Volstragg),Rene Russo(Frigga),Idris Elba(Heimdall),Kate Dennings(Darcy Lewis),Stellan Skarsgard(Eric Selvig)

Duração:112 minutos
Data de estreia:Portugal(31 de Outubro de 2013)

História:O reino de Asgard regressa aos tempos sombrios devido ao despertar do elfo negro Malekith,The Accursed,pretendendo destruir os Nove Reinos.Confrontado com uma ameaça nunca antes vista,Thor não tem outra hipótese do que fazer uma aliança relutante com o seu meio-irmão e arqui-inimigo Loki.

" You must be truly desperate to come to me for help".-Loki

O género da banda desenhada tem sido completamente dominante nestes últimos anos,para a alegria da legião de fás e para irritação dos críticos de cinema com mentalidade da pedra.Tenho de admitir que tem sido excitante ver personagens como Batman,Super-Homem,Homem-Aranha e até Os Vingadores terem ganho vida no grande écran e não parece que o género abrandará durante alguém tempo.Como a Marvel tem sido impressionante no ano passado com estrondoso sucesso de Os Vingadores,a Fase 2 começou com o excelente Homem de Ferro 3 e continua com a sequela das aventuras de uma das personagens mais icónicas do universo de Stan Lee: O Poderoso Thor.


Ao lado do Capitão América,Homem de Ferro e o Incrível Hulk,Thor sempre foi uma das minhas personagens preferidas dos livros.Teve o seu próprio filme em 2011 e juntou-se aos heróis mais poderosos da Terra,ganhando uma popularidade nunca antes vista.Thor:O Mundo das Trevas era o filme que no inicio não queria ver mas pensei:"Que se lixe.É o Thor".Adorei esta sequela porque supera o primeiro filme em termos de ritmo e escala.É sem dúvida divertido mas bem mais sombrio que o original.

Chris Hensworth foi sem dúvida a escolha perfeita para encarnar o Deus do Trovão e a sua vida nunca mais foi a mesma,tornando-se num dos actores do momento.Começando após a batalha de Nova Iorque contra os Chitauri,Thor luta para estabelecer a ordem nos Nove Reinos mas um mal antigo desperta para obter a sua vingança.Thor decide aliar-se ao seu meio-irmão e arqui inimigo Loki,um Tom Hiddleston que continua mesmo em alta após a confusão que causou no ano passado,para salvar Asgard.Natalie Portman também regressa como Jane Foster e relação entre Jane e Thor é uma mais-valia para esta sequela brilhantemente realizada por Alan Talyor,conhecido pelo seu trabalho em A Guerra dos Tronos.




Uma sequela maior,espectacular e absolutamente épica,Thor:O Mundo das Trevas é mais um sucesso garantido da Marvel e os fás ficarão satisfeitos com este filme.Quem adora o género,este é um filme a não perder.Quem não gosta,não venha criticar o que ainda não viu dentro do género.