Realização:Wong Kar-Wai
Produção:Jacky Pang Yee Wah e Wong Kar Wai
Argumento:Wong Kar Wai,Jingzhi Zou e Haofeng Xu
Fotografia:Phillipe Le Sourd
Montagem:William Chang
Banda Sonora:Shigeru Umebayashi
Cenografia:William Chang e Wai Ming Alfred Yau
Elenco:Tony Leoung(Ip Man),Ziyi Zhang(Gong Er),Chen Chang(Razor),Qinxiang Wang(Gong Yutian),Hye-kyo Song(Zhang Youngchen),Shun Lau(Rui)
Duração:130 minutos
Data de estreia:Portugal(12 de Dezembro de 2013)
História:Ip Man é um dos maiores artistas marciais de Foshan nos anos 30 que é escolhido para suceder ao velho mestre Gong para dar continuidade ao seu legado.Após a guerra,Ip Man muda-se para Hong Kong e começa a ensinar a arte do kung fu a vários discípulos,entre eles Bruce Lee.
"They say I spread wing chung throughout the world. I hope that's true. I didn't do it to acquire renown. The martial arts should be open to all, everyone should walk the same route. It all comes down to two words: Horizontal, Vertical".-Ip Man
Pela terceira vez consecutiva,volto a trabalhar no Lisbon e Estoril Film Festival,apesar de ter sido cansativo,valeu a pena devido á fabulosa selecção de filme irresistíveis.Um dos homenageados deste ano é um dos maiores cineastas de culto de sempre,Wong Kar Wai,que regressa com um grande épico de artes marciais que promete ser um dos filmes mais imperdíveis do ano:O Grande Mestre.
O filme é baseado na história verídica de Ip Man,um dos grandes artistas marciais da China que viria a ser o mentor do lendário Bruce Lee.Agora percebo porque Lee era um mestre.Tinha um grande mentor.Ip Man é desempenhado pelo maravilhoso Tony Leung e tornou-se num dos meus actores preferidos.Ziyi Zhang regressa na sua melhor forma desde o Tigre e o Dragão,encarnando a filha de um lendário mestre das artes marciais.As sequências de luta são das melhores que já e a luta inicial na chuva é tão bela como intensa.
Um regresso em grande de um dos maiores cineastas de culto de sempre,O Grande Mestre é um filme a não perder.Um fabuloso épico de artes marciais que é raramente feito hoje em dia.Uma verdadeira obra prima de Wong Kar Wai.
Sem comentários:
Enviar um comentário