terça-feira, 9 de abril de 2013

O Exorcista


Titulo original:The Exorcist
Realização:William Friedkin
Produção e argumento:William Peter Blatty
Fotografia:Owen Roizman
Montagem:Norman Gay e Evan Lottman
Banda Sonora:Steve Boedecker
Cenografia:Bill Mailey

Elenco:Max Von Sydow(Padre Merrin),Ellen Burstyn(Chris McNeill),Lee J.Cobb(William Kinderman),Jason Miller(Damien Karras),Linda Blair(Regan McNeil),Kitty Winn(Sharon),Jack McGorwan(Burke Dennings)

Duração:122 minutos
Data de estreia:Portugal(1 de Novembro de 1974)

História:Dois padres,um veterano e um que perdeu a sua própria fé,unem esforços para salvar a alma de uma menina que foi possuída por um espirito demoníaco.

"Your mother sucks cocks in Hell, Karras, you faithless slime".-Diabo


A minha relação com o Exorcista é como se fosse a relação entre o Chris Brown e a Rihanna,tirando a parte da pancadaria.Fui ver o filme em 2001 quando foi relançado nos cinemas e devo admitir que foi uma das experiencias mais traumatizantes da minha vida.Jurei naquele dia que nunca mais viria o filme e estava muito feliz com isso...até a minha ex namorada pedir que arranjasse o filme e pensei:"So podes estar a brincar comigo".Por mais estranho que pareça,é um dos filmes supremos do género de terror muito imitado mas jamais igualado.Imagino a quantidade de pessoas que desmaiou com esta pelicula mas o seu impacto no cinema e em mim é inegável.


Não sou grande fa de terror mas nos anos 70 saíram uma enorme vaga de clássicos do género e o Exorcista foi o filme que tudo começou.Baseado num romance de William Peter Blatty,que também é o produtor e argumentista que me fez pensar como é que ele teve a ideia para um livro tão aterrador.Ao levar o livro para o cinema,so haveria uma pessoa que teria tomates para fazer um filme destes:William Friedkin,fresco do sucesso de Os Incorruptíveis Contra a Droga.Apesar de não ser o realizador habitual,Friedkin fez um filme chocante,nojento mas muito inovador em termos de realização.


A Linda Blair era uma pitinha quando entrou neste filme e não sei como é que ela conseguiu desempenhar o papel de pita possuida que se tornou uma das personagens mais vilanescas do cinema.Desde a cena onde pede para lhe foderem,passando pela parte onde pede para Jesus lhe foder passando por vomitar para cima dos padres,tenho que admitir que é uma pita mesmo marada. Nota:ela estava possuída pelo Diabo por isso ela nao é responsável pelas suas acções...horrendas.


40 anos depois da estreia,O Exorcista continua a ser muito poderoso e assustador.Pá,mal consigo ver este filme porque ainda estou traumatizado mas foi um bom efeito que um filme de terror podia me dar.Um verdadeiro filme icónico que merece estar no topo de género.

Sem comentários:

Enviar um comentário