terça-feira, 11 de junho de 2013

A Mosca


Titulo original:The Fly
Realização:David Cronenberg
Produção:Stuart Cornefeld
Argumento:David Cronenberg e Charles Edward Pogue
Fotografia:Mark Irwin
Montagem:Roland Sanders
Banda Sonora:Howard Shore
Cenografia:Carol Spiers

Elenco:Jeff Goldblum(Seth Brundle),Geena Davis(Veronica Quaife),John Getz(Sthatis Borans),Joy Bushel(Tawney),Leslie Carlson(Dr.Brent Scheevers)

Duração:96 minutos
Data de estreia:Portugal(6 de Fevereiro de 1987)

História:Seth Brundle é um brilhante mais excentrico cientista que criou uma revolucionária máquina de tele-transporte.Numa das suas experiencias,o ADN de Brundle é unido com a de uma mosca e começa a transformar-se lentamente num homem-mosca.

"You're afraid to dive into the plasma pool, aren't you? You're afraid to be destroyed and recreated, aren't you? I'll bet you think that you woke me up about the flesh, don't you? But you only know society's straight line about the flesh. You can't penetrate beyond society's sick, gray, fear of the flesh. Drink deep, or taste not, the plasma spring! Y'see what I'm saying? And I'm not just talking about sex and penetration. I'm talking about penetration beyond the veil of the flesh! A deep penetrating dive into the plasma pool"!-Seth Brundle


Eu já perdi a conta de quantos filmes nojentos que vi na minha infancia e é inacreditável como me tenho mantido são durante muito tempo.Eu lembro-me de ver um filme que estava a passar á noite na TVI que se chamava A Mosca e acho que não cheguei a ver o filme todo na altura porque achei-o bastante nojento e fiquei muito assustado com o filme.Ao ver o filme nos dias de hoje,continua a ser assustador mas isso torna-o um dos grandes clássicos de terror dos anos 80.


A Mosca é pura e simplesmente um remake do clássico de série B dos anos 50.A hístória foca num cientista que mistura acidentalmente o seu ADN com a de uma mosca e transforma-se um hibrido homem-mosca.O conceito é muito interessante e nesta versão é levado ainda mais longe de uma forma grotesca,sombria mas bem nojenta.Afinal,é o que se pode esperar de um filme de David Cronenberg.Na minha humilde opinião,este é um dos melhores filmes de Cronenberg que abordou este filme como uma espécie de história de amor trágica com elementos de ficção científica e terror.


Jeff Goldblum oferece um desempenho brilhante como excentrico cientista que é uma especie de Jekyll\Hyde versão insecto e assistimos a sua lenta transformação de homem para uma mosca gigante e foi feita com muito cuidade e detalhe por parte de Cronenberg.Mostra também que a curiosidade pode ser bem perigosa por parte de um cientista.Gostei tambem da Geena Davis como o interesse amoroso e só de pensar que pode ter um bébé mosca,ui ui mas não a achei irritante como muitas pessoas dizem.Tentem fazer um filme e verão a vossa figura triste,lol


A Mosca é um excelente thriller de terror que acaba de uma forma bem trágica mas inteligente.Contudo,é um bom exemplo de um excelente filme de terror a sério que basicamente envia uma mensagem:Tenham medo.Muito medo.Olhem que tive medo e muito mesmo mas é um bom efeito de um bom filme do género.


Sem comentários:

Enviar um comentário