Titulo original:Dune
Realização e argumento:David Lynch,baseado no romance de Frank Herbert
Produção:Rafaella De Laurentis
Fotografia:Freddie Francis
Montagem:Antony Gibbs
Banda Sonora:Toto
Cenografia:Anthony Masters
Elenco:Kyle McLachlan(Paul Atreides),Francesca Annis(Lady Jessica),Jose Ferrer(Imperador Shadam IV),Brad Dourif(Piter de Vries),Sean Young(Chani),Virginia Madsen(Princesa Irulan),Dean Stockwell(Wellington Yueh),Patrick Stewart(Gurney Halleck),Max von Sydow(Kynes),Jurgen Prochnow(Duque Leto Atreides),Sting(Feyd Rauta),Kenneth Mcmilliam(Barão Vladmir Harkonnen),Alicia Witt(Alia),Linda Hunt(Shadout Mapes)
Duração:137 minutos
Data de estreia:Portugal(23 de Agosto de 1984)
História:Numa galáxia distante,a família real Atreides viaja para o planeta deserto Arrakis,mais conhecido como Dune,para encontrar um especiaria essencial para viagens interstrelares mas acabam por cair uma armadilha criada pelos seus rivais:o cla Harkonnen.O jovem Paul Atreides lidera uma rebelião contra os Harkonnen ao mesmo tempo que descobre o seu verdadeiro destino.
"I must not fear. Fear is the mind-killer. Fear is the little-death that brings total obliteration. I will face my fear. I will permit it to pass over me and through me. And when my fear is gone I will turn and face fear's path, and only I will remain."-Paul Atreides
Curiosidade.Foi o que senti quando ouvi falar de Dune pela primeira vez.Foi uma daquelas situações em que não sei se vou gostar ou odiar o filme.Dune é um dos grandes romances de ficção cientifica escrito nos anos 60 por Frank Herbert e acredito que seja um grande romance,apesar da sua suposta complexidade.Como é hábito em Hollywood,nem todos os romances tornam-se grandes filmes mas pelo contrário,a adaptação de David Lynch tornou-se relutantemente um dos mais interessantes filmes de culto dos anos 80.O filme é muito bom,no meu ponto de vista mas senão fosse o controlo excessivos dos abutres dos estúdios,seria um filme completamente diferente e cheio de esplendor.
Quando investiguei o processo da adaptação da obra de Frank Herbert,foi interessantes porque faz um filme deste calibre não é nada fácil porque vejamos:o sucesso de Star Wars levou Hollywood a investir em filmes do mesmo género mas onde a saga especial de George Lucas sucedeu,os restantes filmes falharam miseravelmente.Vários realizadores foram considerados para o projecto,especialmente o Ridley Scott mas este decidiu fazer Blade Runner(até seria um bom realizador para Dune).Então,David Lynch,um dos grandes realizadores independentes de sempre,foi o escolhido e aprendeu da pior maneira que trabalhar com Hollywood não perdoa.
Lynch não tinha grande experiência em filmes de efeitos especiais(daí ter recusado o Regresso de Jedi)mas ao escolher realizar Dune,até fez um bom trabalho porque é preciso ter muita coragem para fazer um filme deste calibre.Contudo,conflitos entre o realizador e os produtores pelo controlo criativo e uma montagem muito confusa ditaram o fracasso do filme em 1984 mas como todo fracasso,há sempre oportunidade de renascimento.Lynch disse que odiou fazer o filme mas acho que fez um excelente trabalho e o elenco é muito bom e fiquei parvo ao ver o cantor Sting como actor.Não foi mau de todo como vilão.Pelo menos não morreu como uma bitch.
Dune é uma adaptação interessada que merecia ser melhorada do romance épico de Frank Herbert.Não ficaria surpreendido se houver uma nova versão porque acho que Dune mereceu uma segunda oportunidade mas enquanto não é feita uma nova versão,a versão de David Lynch é muito interessante e épica.Não tanto como o livro(que terei o prazer de ler um dia)mas chega lá perto.
Sem comentários:
Enviar um comentário