Realização:Fred Zinnemann
Produção:Buddy Adler
Argumento:Daniel Taradash,baseado no romance de James Jones
Fotografia:Burney Guffrey
Montagem:William A.Lyon
Banda Sonora:George Duning
Cenografia:Cary Odell
Elenco:Burt Lancaster(Milton Warden),Montgomery Cliff(Robert.E.Lee Prewitt),Deborah Kerr(Karen Holmes),Donna Reed(Alma"Lorene"Burke),Frank Sinatra(Angelo Maggio),Phillip Ober(Dana Holmes),Erneste Borgnine("Fatso"Johnson)
Duração:117 minutos
Data de estreia:Portugal(5 de Novembro de 1954)
História: O soldado Robert E. Lee Prewitt é transferido para uma base no Havai, onde tanto os seus superiores como os próprios companheiros o tentam manipular. A apoiá-lo está apenas o soldado Maggio (Frank Sinatra), mas este também tem de resolver os seus próprios problemas. Entretanto, o sargento Warden e a mulher do seu superior, Karen mergulham em águas perigosas.
"Maybe back in the days of the pioneers a man could go his own way, but today you got to play ball"-Milton Warden
Para um filme de 60 anos,tenho de admitir que é maravilhoso e bastante envolvente.É sempre bom ver um filme clássico em vez dos blockbusters desinspiradores(adoro-te Star Trek Into Darkness).Antes do filme começar,um grupo de senhores,entre eles o João Costa,fizeram uma excelente introdução ao filme e até gostei.Afinal,o João Costa sabia do que estava a falar.Até á Eternidade não é exactamente um filme de guerra mas uma história onde o amor sobrepoe-se sobre o dever.
O elenco é excelente e os seus desempenhos tornaram o filme muito interessante.Montgomery Cliff foi um dos actores mais marcantes dos anos 50 e o seu desempenho como o simplório mas relutante recruta Prewitt é um bom exemplo do seu talento como actor.O lendário Burt Lancaster é fantástico como o duro sargento Warden que se envolve com a mulher do seu capitão desempenhada por Deborah Kerr e ambos desempenharam a lendária cena na praia onde se beijam apaixonadamente.Segundo o que disseram,a cena demorou tres dias e teve ser reduzida por ser um bom picante.Palermas da censura.Fiquei impressionado com o mítico Frank Sinatra que ganhou o Óscar de Melhor Actor Secundário e foi bem merecido.
Até á Eternidade é um dos melhores filmes do cinema americano apaixonante e emocionalmente desolador mas feito de uma forma controlada e estoneante.Adorei o filme e achei-o maravilhoso e a nova geração que adora o verdadeiro cinema deve ver este filme porque é uma verdadeira pérola cinematográfica.
Sem comentários:
Enviar um comentário