sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Kiki:A Aprendiz de Feiticeira


Título original:Kiki´s Delivery Service
Realização,produção e argumento:Hayao Miyazaki
Fotografia:Shigeo Sugimura
Montagem:Takeshi Seyama
Banda Sonora:Joe Hisashi
Cenografia:Hinoshi Ono

Elenco:Minami Takayama(Kiki),Rei Sakuma(Jiji),Kappei Yamaguchi(Tombo),Keiko Toda(Osono),Mieko Nobusawa(Kokiri),Koichi Miura(Okino)

Duração:103 minutos
Data de estreia:29 de Julho de 1989

História:Kiki é uma jovem aprendiz de feiticeira que ao completar 13 anos,sai da casa dos pais e encontrar uma cidade para começar o seu treino para ser uma boa feiticeira.Durante a sua estadia na cidade,Kiki acaba por trabalhar numa padaria onde tem a ideia de criar um negócio de entrega ao domicílio.
 "We can fly with our spirit".-Kiki


Os filmes dos estúdios japoneses Ghibli são do melhor.Não me levem,eu adoro a Disney mas acho que os filmes Ghibli tem uma certa pureza tanto nas personagens como no enredo.O filme mais aclamado dos estúdios é A Viagem de Chihiro,o primeiro filme de animação japonesa que ganhou um Óscar de Melhor Filme de Animação e o génio por detrás dessa obra prima é Hayao Miyazaki.


Miyazaki é um dos grandes nomes do género e infelizmente,reformou-se no ano passado mas deixou uma filmografia de filmes maravilhosos.Um deles é Kiki,A Aprendiz de Feiticeira,que conta de uma menina que treina para ser uma feiticeira.Fiquei curioso pelo filme e sim,não é nenhum Chihiro mas é uma obra-prima do Miyazaki e já basta,acho eu.


Simplicidade é a palavra para resumir o enredo e as personagens envolvidas na história mas é belo o suficiente para tocar a criança dentro de mim.Por isso que é vale a pena ver filmes de animação japonesa sem explosões ou porrada pelo meio.Myazaki é sem dúvida a inveja dos animadores japoneses e se tem dúvida do seu talento,vejam este filme.


Um dos meus filmes de animação preferidos,Kiki,A Aprendiz de Feiticeira é uma maravilha visual como só Hayao Miyazaki consegue fazer.Espero ansiosamente pelo seu filme de despedida,The Wind Rises,que tenho a certeza que será uma obra prima do mestre.


Sem comentários:

Enviar um comentário