quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Fugitivo


Titulo original:The Fugitive
Realização:Andrew Davis
Produção:Arnold Kopelson
Argumento:Jeb Stuart e David Twohy
Fotografia:Michael Chapman
Montagem:Dennis Vrinkler e Dov Hoenig
Banda Sonora:James Newton Howard
Cenografia:J.Dennis Washington

Elenco:Harrison Ford(Richard Kimble),Tommy Lee Jones(Sam Gerard),Sela Ward(Helen Kimble),Julianne Moore(Anne Eastman),Joe Pantoliano(Cosmo Renfro),Andreas Katsulas(Frederick Sykes),Jéroene Krabbé(Charles) Nichols)

Duração:130 minutos
Data de estreia:Portugal(17 de Setembro de 1993)

História:Richard Kimble é um prestigiado médico que é acusado e preso por ter assassinado a sua mulher.Durante um descarrilamento,Kimble aproveita para fugir e tentar encontrar o responsável pelo assassinato da sua mulher mas terá de esquivar o persistente agente federal Sam Gerard.


"Alright, listen up, people. Our fugitive has been on the run for ninety minutes. Average foot speed over uneven ground barring injuries is 4 miles-per-hour. That gives us a radius of six miles. What I want from each and every one of you is a hard-target search of every gas station, residence, warehouse, farmhouse, henhouse, outhouse and doghouse in that area. Checkpoints go up at fifteen miles. Your fugitive's name is Dr. Richard Kimble. Go get him". -Sam Gerard



Gosto de filmes que são uma verdadeira montanha-russa.Para mim,o enredo é me indiferente,desde que seja bastante interessante com reviravoltas interessantes.O Fugitivo continua um thriller de acção com grande qualidade,mesmo que tenha passado 20 anos.Foi um sucesso num verão dominado por um certo filme sobre dinossauros e valeu a Tommy Lee Jones o seu primeiro Óscares.Após ter revisto recentemente,não desacelerou nem um pouco.


É por isso que gosto deste tipo de filmes pertencentes a uma altura em que Hollywood tinha tomates.Hoje em dia,nem coragem tem para regressar a materiais originais.É disso que o público quer,não a mesma coisa repetida vezes sem conta.O Fugitivo mostra um Harrison Ford como nunca antes visto como o médico Richard Kimble,que é forçado a fugir para descobrir o assassino da sua mulher.Não contava com o persistente e casmurro agente federal Sam Gerard,que não quer saber se Kimble matou ou não a sua mulher.Só quer apanhá-lo,custe o que custar.


O realizador Andrew Davis realiza com inteligencia,eficácia e rapidez este thriller que faria Alfred Hitchcock orgulhoso.Há momentos inesquecíveis neste filme deste a fuga electrizante de Kimble até o famoso salto do esgoto,sendo um dos melhore momentos de acção no cinema.O mais interessante é o dinamismo entre Ford e Lee Jones.Ok,não são exactamente adversários como o Batman\Joker ou Hanna\McCauley mas é uma relação...interessante.


Inteligente,rápido e com um suspense de cortar a respiração,O Fugitivo é um dos melhores thrillers de acção na mesma linha de outros grandes thrillers como Intriga Internacional ou Tres Dias de Condor.Kimble está em fuga.Altura de correr atrás dele.


Sem comentários:

Enviar um comentário