quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Blade Runner:Perigo Eminente


Título original: Blade Runner
Realização: Ridley Scott
Produção: Michael Deeley
Argumento: Hampton Fancher e David Peoples,baseado no conto Do Androids Dream in the Electric Sheep de Philip K.Dick
Fotografia: Jordan Croneweth
Montagem: Terry Rawlings
Banda Sonora: Vangelis
Cenografia:Lawrence G.Paul

Elenco: Harrison Ford(Rick Deckard),Rutger Hauer(Roy Batty),Sean Young(Rachael),Edward James Olmos(Gaff),Joe Turkel(Tyrell)Darryl Hannah(Pris),Joanna Cassidy(Zhora),Brion James(Leon),Morgan Paul(Holden)James Hong(Hannibal Chew)

Duração:117 minutos
Data de estreia:25 de Fevereiro de 1983

História:Los Angeles,2019.Um grupo de seres artificiais chamados Replicantes provocaram um motim numa colónia e fugiram para a cidade dos Anjos.Devido a esse incidente,os Replicantes foram declarados ilegais na Terra cujo castigo é a morte.Rick Deckard,um ex-polícia,volta ao activo para localizar e "afastar"os Replicantes. Contudo,não será uma missão simples para Deckard.


"Quite an experience to live in fear, isn't it? That's what it is to be a slave".-Roy Batty



De todos os filmes que tenho visto durante a minha vida,sempre tive uma relação bastante complexa com Blade Runner. Vi o filme na tv aos 12 anos(na altura era doido pelo Dragon Ball)e apesar de não ter entendido nada,senti-me atraído pelo ambiente noir e futurista do filme.Passados uns anitos,tive a oportunidade de ver atentamente o filme graças ao Final Cut e finalmente percebi a razão do fascínio que senti aos 12 anos.Bem para alguns pode ser um filme chato e lento(afinal,que filme nao é lento?)mas Blade Runner é um dos filmes que marcaram a minha vida e adoraria fazer um filme assim.Sem 3D por perto.Como é que um filme destes passou despercebido por tanto tempo e ter ganho o seu merecido reconhecimento no cinema?Bem,perguntem ao Spielberg e o ET. Podem dar a resposta á pergunta.


Ridley Scott estava mesmo em alta graças ao sucesso de Alien:o Oitavo Passaegeiro e saltou para o Blade Runner e que salto!Acho que é o seu melhor filme porque mostra todo o seu talento ao criar um mundo futurista mas credível.As filmagens foram lendárias.Sim,tão lendárias que a equipa americana odiava trabalhar sob as ordens de Scott,os constantes atrasos que deram uma grande dor de cabeça aos executivos e bem,a relação difícil entre o realizador e a estrela de filme.


Essa estrela é o unico e verdadeiro Harrison Ford que não sei como aguentou aquela pressão toda mas ajudou a transmitir uma certa ambiguidade em Deckard em relação á realidade onde se encontra.Harrison sempre será o Indiana Jones na minha perspectiva mas Blade Runner é sem dúvida onde ele mostrou o grande actor que é hoje.Sean Young,ui.Ela não é má actriz de todo mas sensual era sem dúvida. A verdadeira atracção do filme é o grandalhão holandes Rutger Hauer que oferece um desempenho brilhante como Roy Batty e nem deram um Óscar ao homem.Blagh"!A cena final onde Batty salva Deckard e lança o seu famoso discurso sobre lágrimas na chuva é um dos momentos do filme que me tocaram emocionalmente.Já agora,apanhar uma carada de chuva em cima não é nada divertido.

Blade Runner não é um filme divertido nem lamechas e nem sentimentalóide de todo.No meio das máquinas e dos carros voadores,existe uma história poderosa que nos ensina a ser humanos e por mais fortes que sejam,nem mesmo os Replicantes duram como os humanos.É essa a mensagem do filme.Uma mensagem assustadora mas realista que só o Ridley Scott conseguiu transmitir durante 30 anos.




Sem comentários:

Enviar um comentário