segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Desafio Total



Título original: Total Recall
Realização: Paul Verhoeven 
Produção:Buzz Feitshans e Ronald Shusset
Argumento: Dan O´Bannon,Ronald Shusset e Gary Goldman,baseado num conto de Philip K.Dick You Remember it for your Wholesale
Fotografia:Jost Vacano
Montagem:Frank J.Urioste
Banda Sonora: Jerry Goldsmith
Cenografia: William Sandell

Elenco:Arnold Schwarzenegger(Douglas Quaid\Hauser),Rachel Ticotin(Melina),Sharon Stone(Lori),Michael Ironside(Richter),Ronny Cox(Villas Cohaagen),Ron Brocksmith(Dr.Edgemar),Marshall Bell(George\Kuato),Mel Johnson Jr.(Benny),Michael Champion(Helm)

Duração:113 minutos
Data de estreia:Portugal(27 de Julho de 1990)

História:Douglas Quaid é um simples trabalhador que é assombrado por memórias misteriosas do planeta Marte.Quando decide ir para a empresa de sonhos Rekall,o implante de Quaid é destruído e descobre que é afinal um agente secreto que trabalha sobre as ordens dos serviços secretos.Quaid decide ir para Marte descobrir a sua verdadeira identidade e os segredos escondidos no planeta vermelho

"This is the plan. Get your ass to Mars, and go to the Hilton Hotel and flash the fake Brubaker I.D. at the front desk, that's all there is to it. Just do as I tell you. You can nail that son of a bitch that fucked you and me. I'm counting on you, old buddy. Don't let me down!".-Hauser


Sempre que penso neste filme,não me vem á cabeça o Arnold,nem a Sharon Stone e nem sequer a gaja das tres mamas(só de vez em quando).É a fabulosa banda sonora de Jerry Goldsmith que mete-me sempre excitado.Se a memória não me falha,vi o filme pela primeira vez no Canal 1(agora RTP1)em Lotação Esgotada e tenho que admitir que marcou-me para sempre.Tenho orgulho de ter crescido a ver grandes filmes como Desafio Total e desde 1990,continua tão espectacular e explosivo.Sinceramente o remake foi um grande insulto ás belas memórias que o original me deu e o Len Weisman não tem 5 cinco filhos para criar.



Epá o Arnold Schwarzenegger fez sem dúvidas grandes filmes e Desafio Total é um desses filmes memoráveis que o Arnie alguma vez fez.O seu desempenho como Quaid é bastante convincente(bem mais convincente que o Colin Farrel).Arnie conseguiu encarnar um tipo banal que descobre não ser quem realmente é,uma história muito bem usada no cinema.Claro que distribui porrada a torto e a direito,lançando one liners memoráveis como:You blew my cover,See you at the party,Richter e o meu preferido Consider that a divorce quando alveja a sua suposta mulher Lori.Paul Verhoeven conseguiu fazer outro grande filme depois do sucesso de Robocop,trazendo alguns dos elementos predilectos do maluco holandes:nudez excessiva,banho de sangue e a sensação de sátira política.Foi neste filme que foi apresentado ao mundo a sensualidade magnética de Sharon Stone,grrr.Antes de protagonista do cruzar de pernas mais sexy do cinema em Instinto Fatal,Stone foi fantástica como a louraça boazona que conseguiu dar luta ao Arnold numa das cenas mais divertidas do filme.Quem me dera que alguma mulher me batesse nos tomates como a Sharon.



Deixando de lado as minhas hormonas,Desafio Total é um filme bastante avançado para o seu tempo com efeitos especiais fabulosos e uma história inspirada num conto de Philip K.Dick,o mesmo de Blade Runner e Minority Report.Claro que como sou um action junky,a acção do filme é imparável e intensa.Pessoalmente sinto falta de filmes assim em vez das tretas 3D lol.



Quer goste ou não,Desafio Total é um grande clássico do género de ficção científica quer os intelectuais amantes de remakes gostem ou não.Tenho sorte de ter este filme em DVD porque vou sempre saber que este grande filme vai continuar vivo durante uns bons anos.




Sem comentários:

Enviar um comentário