segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Exterminador Implacável


Título Original: The Terminator
Realização: James Cameron
Produção: Gale Anne Hurd 
Argumento:James Cameron e Gale Anne Hurd
Fotografia: Adam Greenberg
Montagem: Mark Goldblatt
Banda Sonora: Brad Fiedel
Cenografia:Maria Caso

Elenco:Arnold Schwarzenegger(Exterminador),Michael Biehn(Kyle Reese),Linda Hamilton(Sarah
Connor),Lance Henriksen(Det.Hal Vulkovich),Paul Winfield(Ten.Ed Traxler),Rick Rossovich(Matt),Bess Motta(Ginger),Earl Boen(Dr.Silberman),Bill Paxton(Punk)

Duração:107 minutos
Data de estreia: Portugal(24 de Maio de 1985)

História:No ano de 2029,as máquinas controladas pelo super computador Skynet dominam o mundo e estão determinadas a erradicar a raça humana mas a resistência humana liderada por John Connor está entre os planos das máquinas .Para alcançar a vitória absoluta sobre a resistência humana,Skynet envia um cyborg de forma humana mas indestrutível chamado Exterminador para o passado cuja missão é eliminar a futura mãe de John:Sarah Connor.

Listen, and understand. That terminator is out there. It can't be bargained with. It can't be reasoned with. It doesn't feel pity, or remorse, or fear. And it absolutely will not stop, ever, until you are dead. "-Kyle Reese


A sensação de ter visto O Exterminador Implacável pela primeira vez foi sem dúvida...traumatizante
porque foi um filme bastante assustador para um pessoa da minha idade.Tinha 7 ou 8 quando vi o filme na TV e deu-me um cagaço inesquecível.Vendo o filme hoje em dia,ainda assusta-me mas num bom sentido.Claro que a sequela continua a ser um dos meus filmes preferidos mas o original deu início a tudo.Sim até ás carreiras de James Cameron e Arnold Schwarzenegger. Um estaria destinado a ser um dos cineastas mais pioneiros de todos os tempos que faria um filme sobre um navio e pessoas azuis(já agora,fizeram muito dinheiro) e outro tornar-se-ia num dos maiores ícones de acção de todos os tempos.O Exterminador Implacável poderia ser considerado um filme foleiro de robôs mas nas mãos de Cameron,tornou-se um dos maiores clássicos do cinema que viverá por muitos anos.


Um dos maiores triunfos do filme é o próprio Schwarzenegger que encarnou pela primeira vez na sua carreira um vilão.Foi estranho para mim porque estava habituado a ve-lo como o bom da fita mas safou-se muito bem como o implacável cyborg vindo do futuro.Sem depender de muitos diálogos e deixando que as suas acções falem mais alto,Schwarzenegger mostrou ser um vilão imparável e mortífero que não quer saber quem aparece pelo seu caminho,desde que não seja um polícia.Uma das cenas mais icónicas do filme(e do cinema)é quando o cyborg despede-se do polícia com a sua frase de marca:I´ll be back e cumpriu a promessa...com um massacre sanguinário na esquadra da polícia.Depois de I´ll be back,viria mais frases de marca como Let off some steam,Bennett ou GET TO THE CHOPPA!!!Desculpem,não consegui resistir


Haveria alguém que conseguisse encarnar o Exterminador sem ser o Arnold?Provavelmente não.James Cameron conseguiu mostrar o realizador talentoso(e maluco por 3D)que é hoje.Apesar de ter feito um filme de caca anteriormente aka Piranha 2,Cameron criou um ícone popular que foi lixado por duas sequelas horriveis.Descansem,Cameron realizou o muito aclamado Exterminador Implacável 2 e o homem sabe como fazer um bom filme para o público se sentir entretido e fascinado.


Dá-me graça alguem chamar este filme de velho ou antigo mas isso não interessa de todo.Quase 30 anos após explodir nos cinemas e 20 desde a primeira vez que o vi,o clássico imortal de James Cameron continua a ser uma grande referencia cinematográfica,mostrando que não é preciso um orçamento de 200 milhões e 3D para fazer um bom filme,a não ser que seja o James Cameron,claro.





Sem comentários:

Enviar um comentário