sábado, 2 de fevereiro de 2013

Busca Implacável


Titulo original:Taken
Realização:Pierre Morel
Produção:Luc Besson
Argumento:Robert Mark Kamen e Luc Besson
Fotografia:Micael Abramovich
Montagem:Frederic Thoraval
Banda Sonora:Nathaniel Mechaly
Cenografia:Hugues Tissandiel

Elenco:Liam Neeson(Bryan Mills),Maggie Grace(Kim),Famke Janseen(Lenore),Xander Berkeley(Staurt),Holly Valance(Sasha),Leland Groser(Sam),Katie Cassidy(Amanda),Olivier Rabourdien(Jean Claude)

Duração:93 minutos
Data de estreia:Portugal(30 de Outubro de 2008)

História:Bryan Mills é um agente secreto reformado que tenta reaproximar-se da sua filha Kim. Quando Kim é raptada misteriosamente em Paris,Bryan entra numa corrida contra o tempo para recuperar a sua filha  e enfrentar uma vasta organização de tráfico de prostituição.

"I don't know who you are. I don't know what you want. If you are looking for ransom, I can tell you I don't have money. But what I do have are a very particular set of skills; skills I have acquired over a very long career. Skills that make me a nightmare for people like you. If you let my daughter go now, that'll be the end of it. I will not look for you, I will not pursue you. But if you don't, I will look for you, I will find you, and I will kill you". - Bryan Millis



Quando ouvi falar de Busca Implacável pela primeira vez,sabia que tinha o Liam Neeson como protagonista e pensava que era um drama ou assim.Por isso não dei muita importância ao filme na altura.Depois de ter passado algum tempo,descobri que era um filme de acção e as suas criticas positivas atraíram a minha atenção.Quando eu vi o filme pela primeira vez,nunca esperava ver um actor como Liam Neeson a dar porrada a torto e a direito mas tenho de admitir que gosto da ideia.Busca Implacável e´sem duvida um dos melhores thrillers de acção dos ultimos anos e trouxe uma lufada de ar fresco necessário ao género juntamente com a saga Bourne e The Raid.


Busca Implacável bem poderia ser um daqueles filmes de acção rasca que vão parar directamente para o mercado DVD mas foi uma surpresa nas bilheteiras e acho que desde Assalto ao Arranha-Céus nao é feito um filme assim.Claro que é produzido por Luc Besson e tem uma história que é semelhante a outros filmes mas o que torna Busca Implacável um filme inovador é a realização brihante de Pierre Morel que transmite uma intensidade tremenda ao filme e o desempenho brihante e feroz de um dos melhores actores de sempre:Liam Neeson.Antes deste filme,Neeson só fazia papéis de mentor em filmes como Batman:O Início e Star Wars mas em Busca Implacável,Neeson domina completamente o filme como Bryan Mills,um homem que terá de usar o seu conjunto particular de habilidades para resgatar a sua filha.



A escolha de Neeson foi bem acertada e sinceramente se pussesem actores típicos do género como Jason Statham ou Steven Seagal,nao dariam um impacto emocional como Neeson.Ele é imparável neste filme e espanca dois tipos no aeroporto,cria caos nas obras e até alveja a mulher de um policia corrupto para descobrir o paradeiro da sua filha.Ou seja,ele mata mais pessoas que nos filmes do Stallone ou do Arnold.Depois de Busca Implacável,Liam Neeson tornou-se uma presença agradável no género em filmes como Sem Identidade,The Grey e a sequela Taken:A Vingança mas para mim Busca Implacável é o derrradeiro filme de acção de Liam Neeson.


Busca Implacável é um filme de acção impróprio para cardiacos e  uma verdadeira montanha russa cheia de acção imparável envolvida numa dimensão humana.Um conselho:não se metam com Liam Neeson senão vai procurar vos,vai encontrar-vos e vai matar-vos.






Sem comentários:

Enviar um comentário