sábado, 16 de fevereiro de 2013

Capitão América:O Primeiro Vingador


Titulo original:Captain America:The First Avenger
Realização:Joe Johnston
Produção:Kevin Feige
Argumento:Christopher Markus e Stephen Feely,baseado na banda desenhada criada por Jack Kirby e Joe Simon
Fotografia:Shelly Johnson
Montagem:Jeffrey Ford e Robert Dalva
Banda Sonora:Alan Silvestri
Cenografia:Rich Heinrichs

Elenco:Chris Evans(Steve Rogers/Capitão América),Hugo Weaving(Johann Schmidt/Caveira Vermelha),Hailey Atwell(Peggy Carter),Tommy Lee Jones(Coronel Chester Phillips),Dominic Cooper(Howard Stark),Stanley Tucci(Abraham Erskine)Toby Jones(Armin Zola),Sebastian Stan(James"Bucky"Barnes)

Duração:124 minutos
Data de estreia:Portugal(2 de Agosto de 2011)

História:Steve Rogers é um jovem corajoso mas fisicamente debilitado que quer servir o seu país durante a 2ªGuerra Mundial.Steve oferece-se como voluntário para a Operação Renascimento e transforma-se na personificação da liberdade e da justiça:Capitão América.

"Whatever happens tomorrow, you must promise me one thing. That you will stay who you are, not a perfect soldier, but a good man". -Abraham Erskine


O Capitão América é sem dúvida uma das minhas personagens preferidas não só da Marvel mas da banda desenhada.Eu cresci a ler os livros e havia algo de fascinante no Sentinela da Liberdade.Basicamente,preferia o Capitão ao Homem-Aranha.Como o universo Marvel começou a invadir o cinema,sempre me perguntava quando fariam um filme do Capitão América e como fez 70 anos após a sua criação,foi lançado Capitão América:O Primeiro Vingador.A minha reacção foi de muita excitação.Afinal,a Marvel não sabe desiludir os fas e este filme era exactamente o que esperava do Capitão América:excitante e muito divertido.


A abordagem para o filme foi bem escolhida.Contar a origem do Capitão nos anos 40 foi uma boa decisão porque em Hollywood sabem complicar nas abordagens.Falava-se em colocar a personagem nos anos 40 e depois no mundo moderno mas acho que não resultaria bem.A origem do Capitão América foi muito bem contada.Afinal se vermos bem,é a história de um tipo normal que recebe uma dádiva e torna-se na derradeira esperança contra o mal.Ver o Capitão América no cinema foi o momento mais excitante da minha vida e fui logo pegar novamente nos seus livros e recordar os bons velhos tempos em que lia as suas aventuras.

A pergunta que pairou em toda a América era:quem será o Capitão América?A pergunta certa é quem será Steve Rogers.O escolhido foi Chris Evans,que por uns momentos fiquei um pouco relutante.Tinha o Chris Pine na mente mas como o Evans é bom actor,era bom que não fodesse o Cap.Tenho de admitir que após ver este filme e os Vingadores,Evans É mesmo o Capitão América.Adorei o seu desempenho,especialmente quando está bem magrinho.Acreditei mesmo na personagem e Chris Evans soube explorar a vulnerabilidade de Rogers mas dá belas sovas como Capitão América.O némesis do nosso herói é um dos melhores vilões da Marvel:o implacável Caveira Vermelha.A escolha de Hugo Weaving foi brilhante porque era o único actor que poderia ser o maior inimigo do Capitão América.O confronto entre o Capitão e o Caveira foi sem dúvida espectacular,honrando a era de Jack Kirby na banda desenhada. Joe Johnston fez um excelente trabalho com o Capitão América e pelo menos usou o que aprendeu com George Lucas e Steven Spielberg para fazer uma adaptação decente do Sentinela da Liberdade.


Capitão América:O Primeiro Vingador acabou com a minha tortura eterna de ver o meu super-herói preferido da Marvel no cinema.Estou mesmo pronto para o Capitão América:Soldado do Inverno no próximo ano e Os Vingadores 2 em 2015.Como fa,é sempre excitante ver o Capitão América no cinema e nos livros.









Sem comentários:

Enviar um comentário