domingo, 17 de fevereiro de 2013

Parque Jurássico


Titulo original:Jurassic Park
Realização:Steven Spielberg
Produção:Kathleen Kennedy e Gerald Mohen
Argumento:Michael Chricton e David Koepp
Fotografia:Dean Cundey
Montagem:Michael Kahn
Banda Sonora:John Williams
Cenografia:Rick Carter

Elenco:Sam Neill(Alan Grant),Laura Dern(Ellie Sattler),Jeff Goldblum(Ian Malcolm),John Attenborough(John Hammond),Samuel L.Jackson(Ray Arnold),Bob Peck(John Muldoon),Wayne Knight(Dennis Nedry)Ariana Richards(Lex Murphy),Joseph Mazzello(Tim Murphy)

Duração:127 minutos
Data de estreia:Portugal(1 de Outubro de 1993)

História:O excêntrico bilionário John Hammond convida três cientistas para visitar um parque temático que tem como atracção dinossauros que renasceram graças á tecnologia da clonagem.Quando o parque sofre uma avaria na electricidade,o que seria uma simples visita torna-se numa luta pela sobrevivência.

"Dr. Grant, my dear Dr. Sattler... Welcome to Jurassic Park".-John Hammond


Lembro-me da primeira vez que fui ao cinema como se fosse ontem.Tinha 6 anos e a minha mãe levou-me e á minha irma ao cinema Fonte Nova(ainda existe,felizmente).Lembro-me exactamente do filme que fui ver:Parque Jurássico,um dos melhores filmes de sempre.Ao acabar de ver o filme,percebi que fiquei maravilhado com o filme e como adorava dinossauros em miúdo vi o filme muitas vezes e até hoje,não me canso de ver.Parque Jurássico fez um grande impacto na minha mente e na minha vida e é um dos meus filmes de infancia preferidos ao lado de Exterminador Implacável 2 e O Dia da Independência.


20 anos após a sua estreia,Parque Jurássico continua a ser um grande filme e como qualquer bom filme,melhora com os anos que passam.Dominou por completo o verão de 1993 e é um dos filmes mais revolucionários de sempre no campo dos efeitos especiais.Foi também o regresso em grande forma de Steven Spielberg ao género que reinventou com Tubarão,Indiana Jones e ET.Spielberg sabe o que o público quer e dá exactamente o que o público e não é á toa que ele é uma verdadeira lenda do cinema.


O filme tem excelentes actores como Sam Neil,Laura Dern,Jeff Goldblum e Sir Richard Attenborough mas as verdadeiras estrelas são sem dúvida os dinossauros.Fiquei fascinado com os dinossauros em miudos e sabia quase todos os nomes.Os mais reconhecíveis são o T-Rex,Velociraptor e o Brachiossauro.O T-Rex assustava-me muito mas não tanto como os Velociraptores.Um dos grandes dons de Spielberg como cineasta é ter a capacidade de tornar a história e os dinossauros bastante credíveis.Foi por isso que adorei e ainda adoro o filme.


Fascinante,electrizante,divertido e muito emocional,Parque Jurássico é um dos melhores filmes de Spielberg e um verdadeiro clássico do cinema.Passaram-se 20 anos desde que experienciei este grande filme e vou guardar esta linda memória para o resto da minha vida.



Sem comentários:

Enviar um comentário