segunda-feira, 4 de março de 2013

Cidade Assombrada


Titulo original:Ghost in Thr Shell
Realização:Mamoru Oshii
Produção:Mitsushika Ishkawa,Ken Matsumoto e Shigeru Watanabe
Argumento:Katsunori Ito,baseado no manga Ghost in the Shell criado por Masamure Shirow
Fotografia:Isao Shirai
Montagem:Shiuchi Kakeshu
Banda Sonora:Kenji Kawai
Cenografia:Takashi Watabe

Elenco:Aksuko Tanaka(Motoko Kusanagi),Akio Ohtsuka(Bato),Koichi Yamadera(Togusa),Tessho Genda(Nakamura),Iemasah Kayumi(Marionenta),Tamio Oki(Aramaki)

Duração:83 minutos
Data de estreia:29 de Março de 1996

História:Em 2029,o mundo está bastante avançado e os humanos estão agora ligados á rede.O crime evoluiu a um grande nível e a secção 9 tem com missão neutralizar os piratas que acedem ás "almas"das sua vítimas.A agente cyborg Motoko Kusanagi encontra-se no encalço de um misterioso pirata informatico conhecido como o Marionetista,cujas revelações mudarão a existencia de Kusanagi.

If we all reacted the same way, we'd be predictable, and there's always more than one way to view a situation. What's true for the group is also true for the individual. It's simple: Overspecialize, and you breed in weakness. It's slow death.-Motoko Kusanagi 


Eu sempre gostei de filmes complexos que me fazem ver vezes sem conta. Ghost in the Shell é um desses filmes e facilitou-me o visionamento devido ao facto de ser fa de anime.Claro que anime não gira apenas á volta do Dragon Ball,Samurai X ou Sailor Moon.Há animes bem interessantes e visualmente interessantes.Já tinha ouvido falar de Ghost in the Shell e o meu primeiro contacto com o anime foi ver o videoclip chamado King of my Castle.Senti uma certa atracção pelo anime e tive sorte de o comprar há 6 anos.Ao ver o anime,foi uma experiência e devo dizer que é um dos melhores animes algumas vezes feitos.


Tal como Akira de Katsuhiro Otomo,Ghost in the Shell é um fabuloso festim visual que foi sem dúvida uma grande influencia para Matrix.Contudo,é também um filme sobre a relação entre o humano e a máquina.Numa sociedade onde os humanos são computarizados,a pergunta que paira sobre o filme é:o que nos faz humanos?Somos capazes de controlar a nossa vida ou somos meros peões?A resposta é muito irrevelante.O que me atrai no filme são as perguntas.


Mamoru Oshii realizou magistralmente este filme e a animação é das melhores que já vi.Foi interessante seguir a jornada de Motoko Kusanagi que tenta descobrir a razão da sua própria existencia.Ouvi dizer que Hollywood queria fazer um live action e eu pensei"Tretas".Ainda bem que não foi para a frente porque Ghost in the Shell é um anime demasiado complexo para ser transferido numa versão live action.A cena onde Kusanagi parte para capturar o Marionetista é uma das mais belas e hipnoticas cenas do filme juntamente com a fabulosa banda sonora de Kenji Kawai.


Ghost in the Shell é um dos animes mais interessantes,brilhantes e hipnóticos que já vi.Não é um filme para toda a gente e fico triste quando falem mal de um filme que não compreendem(não é á toa que preferem filmes merdosos como Twilight e Transformers).Para quem é um grande fa de anime,este é um filme altamente recomendável.








Sem comentários:

Enviar um comentário