terça-feira, 19 de março de 2013

O Túmulo dos Pirilampos


Titulo original: Hotaro no haka
Realização e argumento:Isao Takahata
Produção:Toro Hara
Fotografia:Michio Mamiya
Montagem:Takeshi Seyama
Banda Sonora:Nobuo Koyama
Cenografia:Ryochi Sato
 
Duração:89 minutos
Data de Estreia:16 de Julho de 1988

História:Durante a 2ªGuerra Mundial,dois órfaos tentam sobreviver aos ataques constantes que deixam Japão em ruínas.Contudo,o amor e carinho que sentem um pelo outro fá-los sonhar com a esperança de um dia a guerra vir a terminar.

"Why must fireflies die so young"-Setsuko



Ás vezes é inacreditável o pouco conhecimento que há em Portugal no que diz respeito aos filmes de animação japonesa.Especialmente aqueles que nunca ouvi falar.Por exemplo:nunca ouvi falar do Túmulo dos Pirilampos de todo.Eu vi o trailer e achei que seria um filme belíssimo.Ainda por cima,é do mesmo estúdio de filmes como A Viagem de Chihiro.O Monstra exibiu o filme devido ao seu 25ºaniversário,tal como foi com Akira e Quem Tramou Roger Rabbit.Fiquei devastadamente fascinado com este filme,sendo um dos mais belíssimos filmes de animação que alguma vez vi na minha vida. 


Isao Takahata realizou magistralmente este filme e acho este senhor um verdadeiro artista,tal como Miyazaki.O filme passa-se num evento bastante realista:a 2ªGuerra Mundial e o Japão é atacado pelos EUA devido ao bombardeamento em Pearl Harbor.Por isso,a história é contada num Japão envolvido na tensão da guerra.Os irmãos Seita e Setsuko perderam os seus pais e tiveram de viver com a tia.Até saírem de casa e viverem sozinhos.Apesar das dificuldades,não perdem a esperança mas o final não é exactamente risonho.A carga emocional deste filme é avassaladora e fiquei com o coração apertado durante a exibição.É um bom efeito que um filme pode oferecer.



Para mim,merecia um Óscar de Melhor Filme de Animação porque supera qualquer filme da Disney.Sim,até supera o Rei Leão e eu que adoro o Rei Leão,vejam lá.Acho que é uma verdadeira pérola do cinema japones.Se Hayao Miyazaki é o Akira Kurosawa da animação japonesa,então o Isao Takahata é o Yasujiro Ozu da animação japonesa devido á fabulosa estética visual e emocional que incorporou na história e nas personagens.



Uma verdadeira pérola cinematográfica ao lado de A Viagem de Chihiro,O Túmulo dos Pirilampos é um clássico do cinema de animação japones que continua mágico desde 1988.Um filme que merece ser reconhecido por toda a gente e quem adora animação japonesa,este é um filme que merece ser bem recomendado.





Sem comentários:

Enviar um comentário