sexta-feira, 22 de março de 2013

Star Trek II:A Ira de Khan


Titulo original:Star Trek II:The Wrath of Khan
Realização:Nicholas Meyer
Produção:Robert Sallin
Argumento:Jack D.Sowards,basead em Star Trek de Gene Rodenberry
Fotografia:Gayne Rescher
Montagem:William P.Dornisch
Banda Sonora:James Horner
Cenografia:Joseph R.Jennings

Elenco:William Shatner(James T.Kirk),Leonard Nimoy(Spock),DeForest Kelley(Dr.Leonard"Bones"McCoy),James Doohan(Scotty),Nichelle Nichols(Uhura),George Takei(Sulu),Kirstie Alley(Saavik),Ricardo Montalban(Khan Noon-Singh),Walter Koening(Chekov),Paul Winfield(Terell),Bibi Besch(Carol Marcus),Merrick Butrick(David)

Duração:113 minutos
Data de estreia:Portugal(29 de Outubro de 1982)

História: O almirante James T.Kirk supervisiona uma inspecção de rotina na nave Enterprise mas responde a um pedido de socorro da nave Reliant.Kirk descobre que o seu antigo inimigo Khan regressou e capturou a nave e a sua tripulação.Khan tem dois objectivos:vingar-se de Kirk e obter a tecnologia Génesis.

 "I've done far worse than kill you. I've hurt you. And I wish to go on hurting you. I shall leave you as you left me, as you left her; marooned for all eternity in the center of a dead planet... buried alive! Buried alive...!"-Khan Noon Singh 


Bem,não é novidade que eu ache que a saga Star Trek é um pouco...boring.Até ver o fabuloso reboot de JJ Abrams e estar em pulgas para Star Trek Into Darkness.Vi os filmes originais que não me cativaram muito mas houve um que me sempre interessou:o mítico Star Trek II:A Ira do Khan,considerado pelos fas devotos da saga espacial de Gene Rodenberry como o melhor filme da saga.Tenho que admitir que,de todos os filmes medíocres que se seguiram,A Ira de Khan é uma sequela poderosa,emocionante e insuperável.Mesmo assim,não me tornei num Trekkie.Ufa.


A Ira de Khan é provavelmente o filme mais devastador em termos emocionais onde a tripulação da Enterprise enfrenta um inimigo imparável que não se detém por nada.Como o filme anterior foi um sucesso,a equipa quis fazer um filme maior,melhor e mais profundo.Por isso,pegaram no conceito do famoso episódio Space Seed e incorporaram na hustória.Nicholas Meyer seguiu o exemplo de Irvin Kershner e o seu Império Contra Ataca,criando o melhor filme da saga Star Trek ao lado do fabuloso reboot.


As personagens estão mais humanas,especialmente o corajoso almirante James T.Kirk,cujo desempenho de William Shatner é fabuloso,encarnando um Kirk que está demasiado velho para se aventurar no espaco mas terá de por a sua crise de meia idade de lado quando se ele e a sua tripulação torna-se alvo do vingativo super-homem genético KHAAAAN!!!Não consegui resistir.Ricardo Montalban domina completamente o filme como Khan e está disposto a reduzir Kirk a cinzas.Acho-o um dos melhores vilões de todos os tempos e nem as suas mamas masculinas o impedem de ser muito malvado.Leonard Nimoy É o Spock(cujo papel está bem entregue a Zachary Quinto)que protagoniza um dos momentos mais chocantes do filme:a morte inesperada de Spock.Fiquei mesmo triste porque vá lá,porque matar o Spock?



Star Trek II:A Ira de Khan faz justiça á sua reputação e considero esta brilhante sequela O Império Contra Ataca de Star Trek.Um filme absolutamente mítico que representa o verdadeiro espírito Star Trek que não foi recuperado nos filmes seguintes mas foi reactivado graças a JJ Abrams que poderá tornar Into Darkness no Wrath of Khan do séc.XXI.



Sem comentários:

Enviar um comentário