domingo, 2 de março de 2014

Esquecido



Titulo original:Oblivion 
Realização:Joseph Kosinski
Produção:Dylan Clark,Joseph Kosinski,Peter Chernin e Barry Levin
Argumento:Michael Arndt e Karl Gajdusek
Fotografia:Claudio Miranda
Montagem:Richard Francis Bruce
Banda Sonora:M83
Cenografia:Darren Gilford

Elenco:Tom Cruise(Jack Harper),Morgan Freeman(Beech),Olga Kurylenko(Julia),Andrea Riseborough(Victoria),Melissa Leo(Sally),Nicholas-Coster Waldau(Sykes),Zoe Bell(Kara)

Duração:124 minutos
Data de estreia:Portugal(11 de Abril de 2013)

História:Em 2077,a Terra foi abandonada pela sua população devida á devastação provocada por uma guerra e causas naturais.Jack Harper é um dos poucos humanos que ficaram na Terra,dedicando á reparação de drones. Jack é atormentados por fragmentos de memórias que o levaram a questionar a sua missão.

"Earth, before the war. New York, before I was born. A place I've only seen pictures of. I know you... But we've never met. I'm with you... But I don't know your name. I know I'm dreaming. But it feels like more than that. It feels like a memory. How can that be"?-Jack Harper


Vender ficção cientifica original é bastante dificil e muito complicado porque nos dias de hoje,Hollywood contenta-se em repetir a mesma coisa e isso pode causar uma grande frustação no público.Também sempre que algo de original é feito,é criticado por não ser profundo ou inovador.Uau,desculpem lá se já não fazem um Star Wars ou Terminator.Não estamos nos anos 80 mas no ano passado saíram bons títulos de sci-fi.Esquecido é um deles.


Adoro ficção científica e é um dos poucos géneros que se mantém em alta numa Hollywood cheia de super heróis,remakes e franchises milionárias.Não tenho nada contra isso mas preferia que arriscasse mais.Esquecido é um filme arriscado sem dúvida mas valeu a pena.Gostei muito deste filme porque é uma experiência visual absolutamente irresistível.Sim,não é profundo mas homenageia títulos clássicos do género como 2001:Odisseia no Espaço.Silent Running e O Homem que Veio do Futuro.Se quisesse algo profundo,posso sempre ler filosofia.


Depois de Tron:O Legado,Joseph Kosinski tornou-se numa das novas promessas do género,juntamente com Neil Blomkamp.Pode não ser um James Cameron ou George Lucas(coff coff)mas pelo menos sabe como fazer um bom sci fi sem se preocupar com a treta da originalidade exigida pelo público.É interessante ver o Tom Cruise no género e o papel de Jack Harper fica muito bem na super estrela pequena mais grande de Hollywood.Cruise dá a sensação de mágoa e solidão a um homem que tenta encontrar a verdade sobre os acontecimentos que devastaram a sua casa.


Um grande thriller futurista visualmente estoneante e espectacular,Esquecido é uma homenagem ao cinema de ficção cientifica dos anos 70 e 80 que pode não ser algo inovador mas é muito impressionante em termos visuais.


Sem comentários:

Enviar um comentário