sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Drive:Risco Duplo


Título original:Drive
Realização:Nicolas Winding Refn
Produção:John Palermo,Marc Platt,Adam Siegel e Gigi Pritzel
Argumento:Houssein Aimini
Fotografia: Newton Thomas Siegel
Montagem:Matt Newman
Banda Sonora:Cliff Martinez
Cenografia:Beth Mickie

Elenco:Ryan Gosling(Driver),Carey Mulligan(Irene),Bryan Cranston(Shannon),Ron Perlman(Nino),Albert Brooks(Bernie Rose),Oscar Issac(Standard),Christina Hendricks(Blanche)

Duração:100 minutos
Data de estreia:Portugal(8 de Dezembro de 2011)

História:Um homem leva uma vida dupla como duplo de filmes de dia e condutor de assaltantes á noite.Ele torna-se próximo de uma jovem mãe solteira e ajuda o seu ex-marido a saldar uma dívida.Quando o assalto corre mal,ele torna-se alvo de um dos homens mais perigosos da cidade e para proteger a rapariga,ele faz o que sabe fazer de melhor:conduzir.


"If I drive for you, you get your money. You tell me where we start, where we're going, where we're going afterwards. I give you five minutes when we get there. Anything happens in that five minutes and I'm yours. No matter what. Anything a minute on either side of that and you're on your own. I don't sit in while you're running it down. I don't carry a gun. I drive". -Driver


Sabem quando tem a voz de uma pessoa a dizer que um filme é fixe e tem de ser visto?Bem,foi o que senti no ano passado quando a minha querida amiga Ines Moreira Santos não parava de falar de Drive e do seu protagonista Ryan Gosling(espero que ela não leia esta análise,senão estou tramado).Foi um dos filmes mais esperados do Lisbon e Estoril Film Festival e,bem,uns gostaram,outros não mas senti que seria um filme que valesse a pena.Fico parvo por este grande filme ser ignorado pela Academia.Epá,achei o Drive um dos melhores filmes do ano passado,mostrando a classe e originalidade do verdadeiro cinema.


2011 foi um ano em cheio para Ryan Gosling,que admiro desde o Diário da Nossa Paixão e tem feito filmes bem interessantes,considerando-o um dos actores mais talentosos da nova geração.Gosling encontra um papel á sua medida como o condutor misterioso e melancólico,lembrando o Travis Bickle de Robert De Niro.A carinha laroca de Gosling é facil de enganar porque mostra ser um verdadeiro bad ass do ínicio ao fim.A sua persnagem é uma espécie de homem sem nome dos tempos modernos sombrio mas vulnerável.Uma das cenas mais belas e violentas do filme é quando beija Irene,desempenhada pela estoneante Carey Mulligan e de seguida espanca até á morte um assassino contratado no elevador.Bem,lembrem-me de não estar no mesmo elevador que o Gosling.



Tudo é perfeito neste filme:a realização brilhante de Nicolas Winding Refn,a fotografia,a banda sonora saída dos anos 80 e elenco secundário incluindo um fabuloso Albert Brooks,Ron"Hellboy"Perlman e Bryan"Breaking Bad"Cranston.Drive é um filme noir moderno com um toque de anos 80 e uma homenagem aos filmes de durões dos anos 70 com uma diferença:é um filme sobre um homem que pode fazer a diferença.


Um clássico moderno do cinema que será um filme de culto daqui a uns bons anos,Drive é o exemplo de verdadeiro cinema e a Academia pode beijar-me o rabo sempre que quiser:este sim É um filme a sério,sem orçamentos gigantescos e sem 3D.Apenas cinema clássico e bem feito.





Sem comentários:

Enviar um comentário