sábado, 29 de dezembro de 2012

Vergonha


Titulo original:Shame
Realização: Steve McQueen
Produção:Iain Canning e Emilie Sherman
Argumento:Steve McQueen e Abi Morgan
Fotogafia:Sean Bobbit
Montagem:Joe Walker
Banda Sonora:Harry Escott
Cenografia:Judy Becker

Elenco:Michael Fassebender(Brandon),Carey Mulligan(Sissy),Lucy Walters(mulher no metro),Mari-Ange Ramirez(Alexa),Alex Manette(Steven),Hannah Ware(Samantha),Nicole Behari(Marianne),Elizabeth Mazzuchi(Elisabeth)

Duração:101 minutos
Data de estreia:Portugal(1 de Março de 2012)

História:Brandon é um solteirão na casa dos 30 que trabalha numa bem sucedida empresa de publicidade que tem várias relações sexuais com várias mulheres.Essa dependencia deixa Brandon solitário e tudo muda quando a sua irma mais nova muda para sua casa,alterando completamente a rotina de Brandon.


"How are you helping me, huh? How are you helping me? How are you helping me? Huh? Look at me. You come in here and you're a weight on me. Do you understand me? You're a burden. You're just dragging me down. How are you helping me? You can't even clean up after yourself. Stop playing the victim".-Brandon


Aposto que quando o pessoal dos Oscares viu este filme,pensou:"muita nudez.não vai estar na lista".Podia ser adivinho mas como não sou...Enfim,Vergonha é um fiilme que aborda uma das doenças mais destrutivas do mundo:a dependencia sexual.É uma doença que consome e envolve a pessoa na mais completa solidão.Eu sei disso porque ja estive nesse abismo.Enfim,falaremos sobre o filme.Fui á antestreia sem expectativa alguma e saí do cinema avassalado com a imensa carga dramática.Foi um dos filmes sensação do ano cujos desempenhos de Michael Fassbender e Carey Mulligan ficarão nos canones da história do cinema.


Michael Fassbender é um actor extremamente talentoso e nunca pensei que fosse tão longe após te-lo visto em 300 e Fome.O seu desempenho como Brandon é comovente e inquietante e é impossivel não ficar comovido pelo seu desempenho.De todos os actores que mereciam para o Óscar,ele está no topo.Achei uma palhaçada ele não ter sido nomeado porque ele foi o melhor actor do ano passado.Sim,melhor que o George Clooney e o Jean Dujardin,na minha opinião.Neste filme,Brandon tem tudo:um bom trabalho e um bom apartamento mas é assombrado pelos seus demónios interiores e usa o sexo como escapatória.No final,ele fica sozinho e pensa se vale a pena viver a vida que tem.



Também gostei muito da Carey Mulligan como Sissy,a irma mais nova de Brandon meu que desempenho.Outra grande ignorada.Juro,como é que ignoram dois grandes talentos que fizeram este filme valer a pena ser visto?Na minha perspectiva,ambas as personagens estão completamente perdidas e não sabem para onde se virarem.Como Sissy diz no meio do filme:"Não somos pessoas más.O ponto de partida é que é mau" e por mais estranho que pareça,essa frase tocou-me bastante.Steve McQueen(não o do Bullit)realiza magistralmente este filme que é o seu segundo com Fassbender.McQueen é um talento como realizador e abordou o tema da dependencia sexual como nenhum realizador se atreveu a fazer.


Vergonha é um filme que nos deixa pensar no final:afinal somos mesmo más pessoas ou apenas boas pessoas que tentam encontrar o seu caminho?Dramático,avassalador,inquietante,Vergonha é mais um grande exemplo de bom cinema altamente recomendado.É sempre bom ver um filme simples sobre pessoas em vez dos grandes blockbusters.


Sem comentários:

Enviar um comentário