segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Laranja Mecânica




Titulo original:A Clockwork Orange
Realização:Stanley Kubrick
Produção:Stanley Kubrick
Argumento:Stanley Kubrick,baseado no best-seller de Anthony Burgess
Fotografia:John Alcott
Montagem:Bill Butler
Banda Sonora:Walter Carlos
Cenografia:John Barry

Elenco:Malcom McDowell(Alex De Large),Patrick Magee(Alexander),Adrienne Corrie(Mrs.Alexander),Warren Clarke(Dim),Cark Dueling(Dr.Brodsky),Michael Bates(Guarda prisional),Philip Stone(Pai),James Marcus(Georgie),Sheila Raynor(Mãe)

Duração:136 minutos
Data de estreia:Portugal(29 de Novembro de 1974)

História:Num futuro não muito distante,Alex De Large é um adolescente arruaceiro mas esperto que juntamente com os seus compinskas Dim,Georgie e Pete espanca,viola e dança,aumentando por poucos o seu vício pela ultra-violenta.Após assassinar acidentalmente uma mulher,Alex apanha 14 anos de prisão mas é submetido a um tratamento chamado Ludovico,que o priva dos seus instintos ultra-violentos.

"There was me, that is Alex, and my three droogs, that is Pete, Georgie, and Dim, and we sat in the Korova Milkbar trying to make up our rassoodocks what to do with the evening. The Korova milkbar sold milk-plus, milk plus vellocet or synthemesc or drencrom, which is what we were drinking. This would sharpen you up and make you ready for a bit of the old ultra-violence".-Alex De Large


Já estou habituado á violência no cinema e sinceramente ver sangue a espalhar-se pelo chão não é novidade para mim mas há quem use a violência de forma artística e credível.Foi o que Stanley Kubrick fez quando adaptou o controverso best-seller de Anthony Burgess,Laranja Mecânica,uma parábola futurista sobre a violência adolescente.Acho que,todos os filmes de Kubrick, Laranja Mecânica foi o mais chocante e controverso devido á onda de violência que afectou o Reino Unido e para evitar problemas, Kubrick decidiu retirar o filme dos cinemas britânicos. Após a sua morte,o filme regressou aos cinemas britânicos e todos sentiram o poder e o brilhantismo desta obra-prima.Eu adorei o filme quando o vi pela primeira vez.Achei-o fantástico mas muito hilariante.Sinceramente,não me chocou porque sou uma pessoa de mente aberta que aprecia qualquer filme,por mais chocante que seja.


Como 2001:Odisseia no Espaço passa-se no passado e no futuro,Laranja Mecanica passa-se num futuro distópico(não taaão dispótico),onde um grupo de putos adora andar á porrada e violar mulheres indefesas mas claro é uma fase passageira da vida ou talvez não.Este filme estuda o comportamento humano porque somos pessoas mas quando queremos somos animais.É aí que entra em cena o carismático mas sádico adolescente Alex De Large,uma das personagens mais icónicas do cinema.



Alex é desempenhado por Malcolm McDowell,que estava no auge graças ao filme If ... de Lindsay Anderson mas foi com Laranja Mecânica que McDowell se imortalizou. Alex faz de tudo,espanca vagabundos e gangues rivais,viola mulheres indefesas(cantando alegremente Singing In the Rain),bebe leitinho sempre que pode e tem uma paixão por música clássica mas claro esses vícios viram-se contra ele quando é submetido ao tratamento Ludovico.O tratamento é dificil de se ver porque Alex é torturado psicologicamente,de modo a não causar mais violência contra outras pessoas.Apesar de ter uma veia malévola,é impossível não sentir pena dele.


Não há nenhum mau filme que Kubrick pudesse ter feito na sua carreira.Felizmente,o cinema de Kubrick é imenso,hipnótico e brilhante.Laranja Mecanica representa o melhor do cinema:grandioso,violento mas muito bem feito.Não é á toa que adoro os clássicos e Laranja Mecanica é certamente o tipo de filme que não vou parar de ver por muito tempo.






Sem comentários:

Enviar um comentário