domingo, 27 de janeiro de 2013

Batman Para Sempre


Titulo original:Batman Forever
Realização:Joel Schumacher
Produção:Tim Burton e Peter McGregor Scott
Argumento:Lee Batchler,Akiva Goldsman e Janet Scott Batchler,baseado na banda desenhada criada por Bob Kane
Fotografia:Stephen Goldblatt
Montagem:Dennis Virkler e Mark Stevens
Banda Sonora:Eliott Goldenthal
Cenografia:Barbara Ling

Elenco:Val Kilmer(Bruce Wayne\Batman),Tommy Lee Jones(Harvey Dent\Two-Face),Jim Carrey(Edward Nigma\Riddler),Nicole Kidman(Chase Meridian),Chris O´Donnell(Dick Grayson\Robin),Pat Hingle(Comissário James Gordon),Michael Gough(Alfred)

Duração:121 minutos
Data de estreia:Portugal(4 de Agosto de 1995)

História:Batman enfrenta dois novos inimigos que ameaçam Gotham City:Two Face,um psicopata que decide a sorte das suas vitimas usando uma moeda e Riddler,que cria uma máquina de manipular a mente.Só que o homem morcego não estará sozinho e terá um parceiro á altura:Robin.

"Riddle me this, riddle me that, who's afraid of the big, black bat"? -Edward Nigma\Riddler


A saga Batman estava em alta graças aos dois filmes realizados por Tim Burton mas as constantes queixas devido ao tom sombrio que na minha opinão Burton implantou brilhantemente em Batman e Batman  Regressa levou a uma decisão que sairia muito cara tanto para a Warner Bros como para o rumo da saga:torná-la mais clara e menos séria.Infelizmente,Burton saiu da saga e entrou Joel Schumacher para realizar o terceiro filme da saga Batman:Batman Para Sempre.Eu achava muita graça a este filme e até pensava que era melhor que os filmes anteriores mas vendo este filme hoje em dia,faz me perguntar:"Meu deus,que fizeram ao Batman"?Batman Para Sempre é um filme espectacular,disso não há duvida mas marcou o inicio do fim para a saga juntamente com  o filme-cujo-nome-não-deve-ser pronunciado.


Contudo,o filme foi um estrondoso sucesso de bilheteira,algo que agradou ao estúdio mas os fas mais acérrimos não acharam muita graça ao novo visual e sentiram que trouxeram de volta o tom animado da série de tv dos anos 60.Contudo,eu lembro-me quando o filme saiu e foi uma loucura mas sinceramente prefiro as versões de Tim Burton e Christopher Nolan porque captaram o verdadeiro Batman.A do Schumacher captou o estúpido e amaricado Batman dos anos 60 com um toque moderno.O que safa o filme é a acção e a comédia por parte do fabuloso Jim Carrey e Tommy Lee Jones.


Val Kilmer foi um excelente Batman e seria perfeito para uma versão mais sombria porque ele tem um ar mais melancólico e misterioso.Contudo,não foi a culpa dele de ter um Bat-fato com mamilos.Meu deus.só de pensar nisso,dá-me náuseas.Meu,a Nicole Kidman era uma alta babe na altura em que era a mais desejada do mundo e trouxe um pouco de glamour ao filme.Chris O´Donnell até foi um bom Robin mas sinceramente a abordagem não foi a mais adequada para o sidekick mais famoso do mundo.


Apesar de ter assinalado o inicio do fim para a saga,Batman Para Sempre até é um filme muito divertido,apesar de não respeitar o herói de Gotham City.Por isso que sempre que vejo os filmes do Christopher Nolan,dou-lhe graças a deus por apagar as más memórias que o Schumacher me deu e aos bat-fas de todo o mundo.










Sem comentários:

Enviar um comentário