sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A Força do Poder


Titulo original:Scarface
Realização:Brian De Palma
Produção:Martin Bregman
Argumento:Oliver Stone
Fotografia:John A.Alonzo
Montagem:Jerry Greenberg e David Ray
Banda Sonora:Giorgio Moroder
Cenografia:Bruce Weintraub

Elenco:Al Pacino(Tony Montana),Steven Bauer(Manny Ribera),Michelle Phfeifer(Elvira Hancock),Robert Loggia(Frank Lopez),Mary Elizabeth Mastrantonio(Gina Montana),f.Murray Abraham(Omar Suarez),Paul Shenar(Alejandro Soza),Harris Yulin(Mel Bernstein)

Duração:170 minutos
Data de estreia:Portugal(12 de Abril de 1984)

História:No início de 80,a comunidade cubana imigra para os Estados Unidos á procura de uma vida melhor.Entre eles está Tony Montana,um criminoso cubano que sonha em ganhar dinheiro e poder,entrando no submundo do tráfico de drogas em Miami.Tony torna-se o maior barão de droga do país mas a sua queda será mais rápida que a sua ascensão.


"What you lookin' at? You all a bunch of fuckin' assholes. You know why? You don't have the guts to be what you wanna be? You need people like me. You need people like me so you can point your fuckin' fingers and say, "That's the bad guy." So... what that make you? Good? You're not good. You just know how to hide, how to lie. Me, I don't have that problem. Me, I always tell the truth. Even when I lie. So say good night to the bad guy! Come on. The last time you gonna see a bad guy like this again, let me tell you. Come on. Make way for the bad guy. There's a bad guy comin' through! Better get outta his way"! -Tony Montana


Ja tinha ouvido falar muito sobre Scarface sem nunca ter visto.Então aluguei o filme no videoclube antes de ser extinto e quando vi o filme,fiquei mesmo doido.Não no ponto de pegar numa metralhadora e matar pessoas nem de snifar cocaína.Já houve uma versão nos anos 30 mas era bastante,pelo menos em termos visuais.Esta versão é mais violenta e sanguinária mas mesmo assim Scarface é um dos maiores épicos gangster de todos os tempos.O que me chateia é ouvir os rapper a dizerem que é um clássico do gueto.Nada a ver porque Scarface é a história clássica de um gangster dos tempos modernos.Esse gangster é Tony Montana.


Al Pacino é sem dúvida um dos melhores actores de todos os tempos e oferece um desempenho intenso e feroz como o refugiado cubano que se torna no rei do tráfico de cocaína.Montana é um gangster moderno que segue as suas próprias regras e que confia nos seus tomates e na sua palavra.Fiquei abismado com o seu desempenho e não entendo como é que ele não foi nomeado para um Oscar de Melhor Actor.Pacino dominou o filme do início ao filme e sinceramente nenhum outro actor consegue competir com a ferocidade que transmite aos seus papéis,com a excepção de Robert De Niro.


Outro dos grandes pontos do filme é a realização brilhante e perfeita de Brian DePalma que não poupa os palavroes(mais de 200 fucks durante o filme)e o banho de sangue característico de De Palma.Juntamente com um argumento brilhante de Oliver Stone,Scarface é mais que sangue,drogas e dinheiro:é uma história clássica de ascensão e queda.Uma das mais famosas cenas do filme é o confronto entre Tony Montana e os homens que invadem a sua casa.É um dos maiores tiroteios do cinema onde nasceu a frase mais icónica de Pacino:SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND!!!.Não resisti,sorry.No final,não foram as balas que o mataram.Foi a sua própria ganancia que causou a sua queda.


Scarface é o épico gangster de uma geração e este ano celebrar-se-á 30 anos do nascimento de um grande ícone popular.Não vejo o filme há um bom tempo mas sinto que quando ver o filme outra vez,vai ficar cada mais melhor com a idade.A temática deste filme é algo que toda a gente se pode identificar:O mundo é teu.







Sem comentários:

Enviar um comentário