quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Rambo:A Vingança do Herói


Titulo original:Rambo:First Blood Part II
Realização:George P.Cosmatos
Produção:Buzz Feitshans
Argumento:Sylvester Stallone e James Cameron
Fotografia:Jack Cardiff
Montagem:Mark Goldblatt e Mark Helfrich
Banda Sonora:Jerry Goldsmith
Cenografia:Bill Kenney

Elenco:Sylvester Stallone(John Rambo),Richard Crenna(Coronel Samuel Trautman),Charles Napier(Marshall Murdock),Steven Berkoff(Pudosky),Julia Nickson(Co Bao),Martin Kove(Ericson),George Keung(Tay),Andy Wood(Banks)

Duração:95 minutos
Data de estreia:Portugal(25 de Outubro de 1985)

História:John Rambo encontra-se encarcerado numa prisão de alta segurança mas é libertado com a condição de regressar a Vietname e encontrar os restantes prisioneiros de guerra.Quando é deixado para trás pelos seus,Rambo terá de agir por conta e resgatar os seus compatriotas.

"Pressure? Let me just say that Rambo is the best combat vet I've ever seen. A pure fighting machine with only a desire - to win a war that someone else lost. And if winning means he has to die - he'll die. No fear, no regrets. And one more thing, what you choose to call hell, he calls home"-Coronel Samuel Trautman. 


Juro por deus,não sei como ainda consigo adorar e apreciar os filmes de Rambo.Acho que há algo de especial e nostálgico na saga que me faz ver outra vez e outra vez.Dos quatro filmes da saga,o meu preferido é sem dúvida o segundo:A Vingança do Herói,que na minha humilde opinião,é uma sequela explosiva e electrizante do filme original,A Fúria do Herói.Numa altura em que a Guerra Fria estava no auge e os EUA ainda estavam assombrados pela guerra do Vietname,Rambo é uma personagem que apela á consciencia do povo americano,tomando decisões que nem os políticos poderiam decidir.Politiquices á parte,Rambo:A Vingança do Herói soube elevar para sempre a reputação lendária de John Rambo.


Sylvester Stallone está de volta(e mais musculado)como Rambo e acho que neste filme,Stallone alcançou o estatuto de ícone do cinema de acção.Neste filme,Rambo é introduzido como o super-soldado(toma lá,Capitão América) que arrebenta com os vietcongues e os russos com o seu famoso arco e flechas explosivas,a big facalhona e uma metralhadora das pesadas.Pode ser estúpido nos dias de hoje ver um filme sobre um gajo que mata toda a gente sem levar um só tiro mas que se lixe.É um filme de acção,não o Twilight.Stallone está neste filme mais intenso do que nunca e um dos maiores momentos do filme é quando avisa a Murdock(Charles Napier)por rádio que o vai apanhar e ve-se pela cara do homem que está escrito:"estou lixado".


O filme é absolutamente explosivo com E grande e sinceramente,não me deixa respirar,por mais que tente.Stallone teve como parceiro de escrita o James Cameron.Fiquei parvo ao ver o nome do Cameron nos créditos iniciais do filme e acho que deu uma grande contribuição para a saga Rambo,apesar do filme e do argumento terem sido controlados por Stallone.Uma das cenas mesmo ás anos 80(que saudades deste tipo de cinema de acção)é quando Rambo manda um vietcongue pelo ares com uma só flecha.Fogo,essa cena é uma das minhas preferidas não só da saga mas do cinema.


Hoje em dia as mulheres tem o Twilight e Titanic,os putos tem o Harry Potter e os Vingadores mas homem que é homem tem filmes espectaculares como Rambo para se entreterem.Sou fa da personagem e sempre vou ser e não quero saber o que os intelectuais dizem:Rambo-A Vingança do Herói é uma das melhores sequelas de acção de sempre e um capítulo fabuloso da saga Rambo.





Sem comentários:

Enviar um comentário