Titulo original:First Blood
Realização:Ted Kotcheff
Produção:Buzz Feitshans
Argumento:Sylvester Stallone,William Sackheim e Michael Kozoll
Fotografia:Andrew Laszlo
Montagem:Joan Chapman
Banda Sonora:Jerry Goldsmith
Cenografia:Wolf Kroeger
Elenco:Sylvester Stallone(John Rambo),Richard Crenna(Coronel Samuel Trautman),Brian Dennehy(William Teasle),Bill McKenney(Kern),Jack Starrett(Galt),David Caruso(Mitch),Michael Talbott(Balford)
Duração:93 minutos
Data de estreia:Portugal(24 de Março de 1983)
História:John Rambo é um veterano da guerra de Vietname emocionalmente desequilibrado que regressa aos Estados Unidos mas é preso e abusado pela policia local.Reagindo violentamente aos maus tratos por parte da policia,Rambo foge da esquadra e dá ínicio a uma guerra solitária no seu próprio país.
"I could have killed 'em all, I could've killed you. In town you're the law, out here it's me. Don't push it! Don't push it or I'll give you a war you won't believe. Let it go. Let it go"! -John Rambo
Quando penso em acção pura e dura,um nome vem-me á mente:Rambo.Tão simples.Sou fa da saga e da personagem desde que vi Rambo III em pequeno.Tenho que admitir:tive uma boa infancia onde passou bons filmes.Claro que a lenda começou há 30 anos atrás com o primeiro filme da saga:A Fúria do Herói,lançando numa altura onde Hollywood explorou a fundo a Guerra do Vietname em filmes como Apocalypse Now e o Caçador.A Fúria da Herói é mais uma crítica á maneira como os veteranos de Vietname são recebidos no seu próprio país e neste filme,Rambo regressa á guerra mas no país onde nasceu.
Sylvester Stallone estava no auge da carreira graças á saga Rocky mas quando pegou no torturado herói de guerra John Rambo,tornou-se uma verdadeira lenda do cinema de acção.Muitas pessoas podem dizer que ele é um péssimo actor mas eu acho que Stallone oferece um desempenho brilhante como Rambo,um dos papéis mais icónicos da sua carreira.Apesar de ser uma verdadeira máquina de matar,Rambo é um homem marcado pela violencia e pelos horrores da guerra e isso é visível tanto fisicamente como psicologicamente.Claro que como qualquer bad ass,Rambo não perdoa e consegue derrubar um grupo de policias,caçá-los como animais na floresta e fazer um deles chorar como bébé.Ele só mata uma pessoa mas compensa com uma data de cadáveres nas sequelas.
Era suposto que Rambo morresse no final do filme,tal como na obra a que o filme se baseia mas Stallone e a sua equipa sentiu que uma lenda viria a nascer e até hoje,Rambo continua bem vivo.A Fúria do Herói tem uma tremenda dramática e uma das cenas mais tocante é o discurso de Rambo ao seu mentor Coronel,desempenhado brilhante pelo falecido Richard Crenna e nunca pensei ter pena da personagem porque é bastante torturada psicologicamente.
30 anos depois da sua estreia,A Fúria do Herói é um dos filmes mais marcantes do cinema de acção e um verdadeiro retrato dramático sobre as consequencias psicológicas da guerra do Vietname.As sequelas são divertidas e cheias de acção mas o original é o mais humano de uma das sagas mais icónicas do cinema.
Sem comentários:
Enviar um comentário