Título original:Superman
Realização:Richard Donner
Produção:Pierre Spengler
Argumento:Mario Puzo,Robert Benton,David Newman e Leslie Newman,baseado na banda desenhada criada por Jerry Siegel e Joe Shuster
Fotografia:Geoffrey Unsworth
Montagem:Stuart Baird
Banda Sonora:John Williams
Cenografia:John Barry
Elenco:Christopher Reeve(Kal-El/Clark Kent/Super-Homem),Gene Hackman(Lex Luthor),Marlon Brando(Jor-El),Margot Kidder(Lois Lane),Ned Beatty(Otis),Suzannna York(Lara),Glenn Ford(Jonathan Kent),Terence Stamp(General Zod),Valerie Perrine(Miss Teschmacher),Sarah Douglas(Ursa),Jeff East(jovem Clark)Marc McClure(Jimmy Olsen),Jackie Cooper(Perry White)
Duração:143 minutos
Data de estreia:Portugal(15 de Dezembro de 1978)
História:O planeta Krypton está em vias de extinção e Jor-El decide enviar o seu filho Kal-El para a Terra,garantindo a sua sobrevivencia.O bébé é encontrado e criado pelo casal Kent,dando-lhe o nome de Clark.Enquanto cresce,ganha habilidades sobre-humanas e descobre que ele é o sobrevivente do Planeta Krypton.Ciente do seu destino,Clark decide usar os seus poderes para proteger o seu planeta adoptivo das forças do mal como Super-Homem.
"You will travel far, my little Kal-El. But we will never leave you... even in the face of our death. The richness of our lives shall be yours. All that I have, all that I've learned, everything I feel... all this, and more, I... I bequeath you, my son. You will carry me inside you, all the days of your life. You will make my strength your own, and see my life through your eyes, as your life will be seen through mine. The son becomes the father, and the father the son. This is all I... all I can send you, Kal-El". -Jor-El
Praticamente cresci a ler os livros do Super-Homem,apesar de preferir mil vezes o Batman mas enfim o Super-Homem foi o primeiro super-herói da banda desenhada e tem sido reinventado ao longo dos seus 74 anos de existência O ponto alto do heroí de Krypton foi em 1978 quando foi transportado para o cinema,o que muitos achavam impossivel Afinal,quem iria ver um filme sobre um gajo de licra e cuecoes?.Bem,pode ser muitooo estranho mas contra todas as expectativas,tornou-se um dos maiores sucessos de bilheteira do ano e um clássico instantâneo do cinema.Eu lembro-me de ver o filme pela primeira vez e fiquei mesmo fascinado com o filme.Hoje em dia temos Os Vingadores, Homem-Aranha e até a trilogia O Cavaleiro das Trevas mas nenhum deles captou a imaginação do público como Super-Homem fez.
Richard Donner foi o homem escolhido para trazer o Homem de Aço ao grande ecra e foi muito bem sucedido.Basicamente,a história foca na origem do herói,desde sobreviver á explosão do planeta Krypton até descobrir a razão da sua presença na Terra.Donner foi para alem da banda desenhada e até hoje é visto como um bom modelo do género,se pensarmos em Batman:O Início.Tudo é fantastico no filme desde os fabulosos efeitos especiais tão reais que me fez acreditar que um homem pode mesmo voar(sem asas) e a majestosa banda sonora de John Williams que não me sai da cabeça.
Ok,temos dois pesos pesados como Marlon Brando como Jor-El,que fez apenas duas semanas de filmagens e mesmo assim recebeu muito dinheiro e Gene Hackman como o arqui-inimigo(careca)do Super-Homem,Lex Luther mas a verdadeira estrela é Christopher Reeve que alcançou a sua imortalidade cinematográfica como o Super-Homem.Afinal,é impossivel olhar para o Super-Homem e não nos lembrarmos do actor.Ele foi perfeito porque era carismático,humano e bastante credível como o Homem de Aço e até hoje,nenhum outro actor chega-lhe aos calcanhares mas acho que o Henry Cavill será fabuloso no novo filme.
Um filme lendário que continua a voar bem alto desde 1978,Super-Homem é daqueles filmes que nunca esquecerei de todo.Por mim,podem fazer mil filmes de banda desenhada com orçamentos gigantescos mas não é o suficiente para deixar uma grande marca no público como fez este grande clássico do género.
Sem comentários:
Enviar um comentário