Titulo original:Kagemusha
Realização e produção:Akira Kurosawa
Argumento:Masato Ide e Akira Kurosawa
Fotografia:Takao Saito e Shoji Ieda
Montagem:Yoshihiro Iwatani
Banda Sonora:Shinichiro Ikebe
Cenografia:Yoshiro Muraki
Elenco:Tatsuiya Nakadai(Lorde Shingen Takeda\Kagemusha),Tsutomo Yamazaki(Nobukado Takeda),Ken´ichi Hagewara(Katsuyori Takeda),Jinpachi Nezu(Sohachiro Tscuhiya),Hideji Otaki(Masakage Yamagata),Daisuke Ryu(Nobunaga Yamagata)
Duração:180 minutos
Data de estreia:Portugal(16 de Dezembro de 1980)
História:Um simples ladrão é contratado como sósia de Lorde Shingen mas quando este é morto em combate,o sósia terá a difícil tarefa de convencer os súbditos que ele é o verdadeiro Shingen e o líder que todos os descrevem como a Montanha.
"I know it is difficult. I was for a long time the lord's double. It was torture. It is not easy to suppress yourself to become another. Often I wanted to be myself and free. But now I think this was selfish of me. The shadow of a man can never desert that man. I was my brother's shadow. Now that I have lost him, it is as though I am nothing".-Nobukado Takeda
Desde que vi Ran:Os Senhores de Guerra,fiquei mesmo fa dos filmes de Akira Kurosawa.Ele era sem um mestre da realização e não importa a escala dos filmes que faz,ele transmite sempre uma excelente narrativa nos seus filmes.A sua filmografia é impressionante:Os Sete Samurais,Rashomon-As Portas do Inferno,Yojimbo-O Invencível.Lembrem-me sacar estes filmes.Um dia,passei por uma loja e vi á venda Kagemusha:A Sombra do Guerreiro e comprei o filme por um bom preço.Achei o filme fabuloso e estoneante tanto na qualidade da realização ao seu conceito visual do Japão feudal.Agora é que estou mesmo obcecado com os filmes do mestre Kurosawa. Ah pois,respeitem o mestre.
A história é interessante:um ladrãozeco que é incrivelmente parecido com um senhor feudal tem de o substuitir porque o senhor foi morto em combate.Ou seja,como é um autentico idiota,terá de convencer toda a gente que é o verdadeiro senhor feudal.Sempre tive um grande fascínio pela cultura japonesa e tal como Ran:Os Senhores da Guerra,Kagemusha aborda brilhante o Japão feudal do séc.XVI.Uma das cenas que me deixou com tantas dúvidas na minha pobre cabecinha é a cena onde Shingen,o seu irmão e o seu sósia estão na mesma sala e deu-me a impressão que eles são a mesma pessoa.Ou clones um do outro.Enfim.é cena brilhante que só Kurosawa conseguiria fazer.
Fiz uma investigaçãozita e soube que o filme tem como produtores executivos dois grandes nomes de Hollywood e admiradores de Kurosawa:Francis Ford Coppola e George Lucas.Caso não saibam,o cinema de Kurosawa foi uma das grandes influencias de Star Wars.Não é á toa que Lucas tem um respeito tremendo por um dos grandes nomes do cinema mundial.
Kagemusha:A Sombra do Guerreiro é um filme grandioso,envolvente e épico que só Kurosawa conseguiria fazer.É um realizador que merece ser venerado e estudado a fundo por quem quer fazer cinema a sério.Uma coisa é certa:não haverá alguém nos dias de hoje como Akira Kurosawa.
Sem comentários:
Enviar um comentário