Titulo original:A Nightmare on Elm Street
Realização e argumento:Wes Craven
Produção:Robert Shaye
Fotografia:Jacques Haitikin
Montagem:Rick Shaine
Banda Sonora:Charles Bernestein
Cenografia:Grerg Fonseca
Elenco:Robert Englund(Freddy Krueger),Heather Langenkamp(Nancy Thompson),John Saxon(Donald Thompson),Ronee Blakley(Marge Thompson),Johnny Depp(Glen Lantz),Jsu Garcia(Rod Lane),Amanda Wyss(Tina Gray)
Duração:91 minutos
Data de estreia:Portugal(10 de Novembro de 1985)
História:Um grupo de adolescentes residentes de Elm Street estão a ser assombrados por um misterioso homem desfigurado com garras,matando-os um a um nos sonhos.Um deles descobre que o homem é afinal Freddy Krueger,um assassino de crianças que foi linchado pela população de Elm Street.
"Whatever you do don't fall asleep".-Nancy Thompson
Eu não sou exactamente fa do género de terror,pelo menos dos recentes que nem sequer me assustam ou me traumatizam.Ou seja,são mais comédia que terror em si.A década de 70 e 80 foram a era de ouro do género quando filmes como O Exorcista,Massacre no Texas,O Regresso do Mal e Sexta-Feira 13 dominavam as bilheteiras e ganhavam muitos admiradores .Por volta de 1984,foi lançado um filme bastante...inovador sobre um assassino que mata pessoas nos sonhos.Esse filme chama-se Pesadelo em Elm Street e contra todas as críticas inicias,tornou-se um sucesso,dando início a um das maiores saga de terror do cinema.
Foi introduzido um novo vilão que viria assombrar os sonhos de muitas pessoas:Freddy Krueger,o espertalhaço assassino de adolescentes que adora matar as pobres crianças com as hormonas aos saltos. Ouch. Desempenhado brilhantemente por Robert Englund ,Freddy não é um brutamontes como Jason Voorhees ou Michael Myers.É manipulador,carismático e brinca com as suas vítimas antes de matá-las. Freddy Krueger foi uma criação genial de Wes Craven,que reinventaria novamente o género com Gritos mas ele fez de Pesadelo em Elm Street um filme assustador e bastante brilhante.
Podem não acreditar mas este foi o filme de estreia de Johnny Depp,longe de papéis futuros como Eduardo Mãos de Tesoura,Sweeney Todd e Capitão Jack Sparrow.Ele foi logo para o estrelato quando é morto por Freddy numa das mais memoráveis cenas do filme:o banho de sangue na cama.Bem que foi avisado para não dormir.Outro grande desempenho é a de Heather Langenkamp como Nancy,a única que foi esperta o suficiente para não adormecer mas sabe que a unica maneira de deter Freddy é enfrentá-lo no seu próprio terreno.
Um grande clássico dos filmes de terror que caiu na desgraça dos remakes,Pesadelo em Elm Street continua a dar me grande cagaço que me faz pensar duas vezes antes de dormir.Claro que não vou morrer no sono mas acho que um grande filme de terror que me assusta é um bom filme.Algo que felizmente Pesadelo em Elm Street consegue ser.
Sem comentários:
Enviar um comentário