Titulo original:John Carpenter´s The Thing
Realização:John Carpenter
Produção:Lawrence Thurman e David Foster
Argumento:Bill Lancaster,baseado no conto Who Goes There?de John W.Campbell
Fotografia:Dean Cundey
Montagem:Todd Ramsey
Banda Sonora:Ennio Morricone
Cenografia:John Lloyd
Duração:109 minutos
Data de estreia:Portugal(11 de Novembro de 1982)
História:Um grupo de exploradores numa missão na Antártida encontra uma espécie de cadáver enterrado no gelo.O que eles não imaginam é que esse cadáver é afinal um alienígena que assume várias formas e possui os corpos das suas vítimas.A questão mantém-se:quem é afinal humano?
"I know I'm human. And if you were all these things, then you'd just attack me right now, so some of you are still human. This thing doesn't want to show itself, it wants to hide inside an imitation. It'll fight if it has to, but it's vulnerable out in the open. If it takes us over, then it has no more enemies, nobody left to kill it. And then it's won". -R.J McCready
John Carpenter é daqueles realizadores que uns adoram e outros odeiam.Ok,ele pode não ser o tipo de realizador nomeado para um Oscar mas a carreira em si é mesmo lendária.Eu cá adoro os filmes do Carpenter e tinha visto Nova Iorque 1997,Halloween e Big Trouble in China mas Veio do Outro Mundo é a maior obra prima que Carpenter alguma vez fez.Quando vi o filme pela primeira vez,deixou-me não enjoado mas maravilhado.Infelizmente,não foi um sucesso de bilheteira em 1982 mas o tempo foi justo e Veio do Outro Mundo tem um público fiel que descobriu o grande filme que este clássico é.
O filme é inspirado no conto Who Goes There de John W.Campbell e foi adaptado por Howard Hawks nos anos 50 sob o nome The Thing From Another World.Evitando quaisquer comparações com o filme de Hawks,Carpenter decide fazer a sua própria versão focada não só na fonte da história mas num grupo de homens encurralados por um alienígena que assume várias formas numa base militar situada na Antártida.Acho brillhante a forma como a tensão entre o grupo cresce entanto tenta descobrir quem é ou não humano.
Entre os homens do grupo,temos Kurt Russell como o líder relutante McCready que enfrenta um inimigo imparável que lança desconfiança entre os membros do grupo.Quando Russell junta se com Carpenter,é pura magia e lendário Snake Plissken tem aqui um desempenho duro e fabuloso.Se escolhesse uma cena que me pos a borrar as calças é a cena onde a Coisa "come"os braços do Dr.Copper enquanto é reanimado.É uma das cenas mas WTF não só do filme mas do género de terror.Só o Carpenter para ter imaginção.
Posso não ser o maior fa de terror do mundo mas Veio do Outro Mundo está no topo da lista como o meu filme de terror preferido.Nunca um filme(com excepção de O Exorcista)assustou-me tanto como Veio do Outro.Para mim,um bom filme de terror é aquele que nos traumatiza e nos faz vomitar vezes sem conta e a obra-prima de John Carpenter é o Citizen Kane dos filmes de terror.
Sem comentários:
Enviar um comentário