sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

007:Goldeneye






Titulo original:Goldeneye
Realização:Martin Campbell
Produção:Barbara Brocolli e Michael G.Wilson
Argumento:Michael France e Jeffrey Bernestein
Fotografia:Phil Meheux
Montagem:Terry Rawlings
Banda Sonora:Eric Serra
Cenografia:Peter Lamont

Elenco:Pierce Brosnan(James Bond),Sean Bean(Alec Trevelyan),Izabella Scorupco(Natalya Simionova),Famke Janseen(Xenia Onatopp),Judi Dench(M),Joe Don Baker(Jack Wade),Alan Cumming(Boris Grishenko),Gottfried John(General Ourumov),Tcheky Karyo(Primeiro Ministro Dimitri Mishkin),Robbie Coltrane(Valentin Zuckosky)

Duração:125 minutos
Data de estreia:Portugal(8 de Dezembro de 1995)

História:A guerra fria acabou mas há uma nova tensão na União Soviética quando um satélite de alta tecnologia chamada Goldeneye caiu nas mão erradas.Cabe a James Bond recuperar o satélite mas acaba por encontrar um inimigo inesperado.

"You don't like me, Bond. You don't like my methods. You think I'm an accountant, a bean counter more interested in my numbers than your instincts".-M

Era uma questão de tempo até James Bond regressar. Em 1989,Licença para Matar não foi exactamente um grande sucesso mas levou a personagem para um caminho mais sério.Resultado?Uma ausencia de 6 anos devido a problemas financeiros por parte da MGM(soa um pouco familiar não é?).Na metade dos anos 90,a ausencia acabou e James Bond regressou completamente renovado no 17ºfilme da saga:Goldeneye.Só fiquei mesmo fa da saga graças a Goldeneye e este filme é sem o mais electrizante e frenético da saga,ressuscitando o agente secreto mais famoso do mundo para uma nova geração.


Como Timothy Dalton abandonou a saga,os produtores não perderam tempo e como era um novo filme Bond,precisavam de uma nova cara para a personagem:Pierce Brosnan já tinha sido abordado antes mas estava muito ocupado com a sua série Remington Steele.Goldeneye não podia ter surgido na altura mais certa e Brosnan tornou-se o quinto James Bond.Adorava o Brosnan como Bond e ainda adoro mas neste filme ele era mesmo um Bond a sério e tal como Sean Connery e Roger Moore,ele tinha um carisma irresistivel,sendo o objecto de desejo das fas femininas.


Brosnan era suave,sedutor,charmoso e muito sarcástico,como Bond deve ser mas era sem dúvida implacável e frio com os seus inimigos.Martin Campbell fez um excelente trabalho em reintroduzir Bond nos anos 90(fazendo o mesmo com Casino Royale e Daniel Craig)e Goldeneye é uma montanha-russa de emoções fortes desde o salto bumjing jumping até á louca perseguição de tanque pela plena Rússia.Apenas Bond é maluco suficiente para isso.Contudo,em termos de acção,Goldeneye é pura adrenalina do início ao fim.


Goldeneye é um dos filmes mais espectaculares,electrizantes e frenéticos da saga Bond e o melhor Bond do Brosnan,considerando que os outros foram péssimos.Para uma saga que dura 50 anos,James Bond viverá para sempre,tal como este filme que mostra o quão divertido é ver um filme de Bond.James Bond.









Sem comentários:

Enviar um comentário