domingo, 13 de janeiro de 2013

Akira


Titulo original:Akira
Realização e argumento:Katsuhiro Otomo
Produção:Haruyo Kanesaku,Shunzo Kato,Yukata Masebo,Ryohey Suzuki e Hiroe Tsukamoto
Fotografia:Shoji Yamashiro
Montagem:Takeshi Seyamaki
Banda Sonora:Shoji Yamashiro
Cenografia:Koji Ono,Kazuo,Ebisawa e Yuji Ikehata

Duração:124 minutos
Data de estreia:16 de Julho de 1988

História:1988.Uma bomba atómica devasta a cidade de Tóquio.2019.A cidade Neo Tóquio encontra-se em crise económica e social e os gangues motards dominam as ruas.Kaneda,um jovem motard assiste ao acidente do seu melhor amigo Tetsuo só que após o acidente,Tetsuo adquire poderes telecinéticos,tornando-se numa verdadeira arma humana de destruição.

"The future is not a straight line. It is filled with many crossroads. There must be a future that we can choose for ourselves". -Kyoko



Sempre tive curiosidade em ver Akira porque ouvi muita coisa positiva sobre este anime.Vendo os clips e o trailer não era a mesma coisa mas pelo menos tive sorte de encontrar o filme em DVD.Resultado?Akira é um dos melhores filmes anime que já vi.Uma fabulosa parábula futurista que influenciou muito a cultura pop japonesa.Felizmente,Hollywood não levou a avante com a versão live action e é bom que nem se atrevam a mexer neste clássico porque é impossivel transportar a obra de Katsuhiro Otomo para um filme americano.

Katsuhiro Otomo criou o anime por volta de 1984\85 e tornou-se num título de culto.Ele também é responsável por transportar a sua obra para o cinema e fe-lo de forma brilhante.O conceito visual do filme é fabuloso,mostrando uma Neo Tóquio futurista bastante influenciada pelo clássico de Ridley Scott,Blade Runner.Pelo menos,foi o que achei ao ver o design.Por isso,Akira é o Blade Runner do género anime.


Por detrás da tecnologia de alta ponta,Akira é uma história sobre um miúdo que se torna-se num perigo para humanidade,neste caso Tetsuo porque é um miudo bastante inseguro e não é tao cool como o seu amigo Kaneda.A evolução de Tetsuo foi bem feita e com muito cuidado mas não é a força mais poderosa do mundo mas sim o misterioso Akira.Já tinha lido os livros e notei que tanto o livro como o filme são diferentes mas o filme consegue ser bastante fiel á obra de Otomo,visto que ele é a mente brilhante por detrás deste filme brilhante.


Akira é um clássico imortal do género anime e uma forte influencia para outros filmes do género.Gosto muito deste filme e também de anime porque permite transmitir ideias e imaginação.Quem sabe se fizer um filme futurista,possa usar Akira como modelo.Quem sabe...








Sem comentários:

Enviar um comentário