Titulo original:Die Hard 2:Die Harder
Realização:Renny Harlin
Produção:Lawrence Gordon e Joel Silver
Argumento:Steven E.De Souza e Doug Richardson
Fotografia:Oliver Wood
Montagem:Stuart Baird e Robert A.Ferreti
Banda Sonora:Michael Kamen
Cenografia:John Vallone
Elenco:Bruce Willis(John McClane),William Sadler(Coronel Stuart),Bonnie Bedelia( Holly Gennero McClane),John Amos(Major Grant),Dennis Franz(Capitão Carmine Lorenzo),Franco Nero(General Esperanza),Reginald Veljonhson(Al Powell),William Atherton(Richard Thorneberg)
Duração:124 minutos
Data de estreia:Portugal(5 de Outubro de 1990)
História:John McClane encontra-se em Washington,onde espera o avião da sua mulher Holly mas um grupo de militares corruptos tomam de assalto o aeroporto com a condição de resgatar um general sul americano.Mais uma vez,McClane terá de enfrentar os terroristas e impedir que o avião da sua mulher venha a despenhar.
"Oh man, I can't fucking believe this. Another basement, another elevator. How can the same shit happen to the same guy twice"? -John McClane
Ok,já perdi a conta de quantas vezes já tinha visto Assalto ao Aeroporto,a sequela do muito aclamado Assalto ao Arranha-Céus,que nem sequer sabia que ambos os filmes tinha ligações.Claro que como o primeiro filme foi um dos êxitos surpresa de 1988 e tornou Bruce Willis numa super-estrela,era mais que evidente que uma saga tinha nascido.Daí que veio Assalto ao Aeroporto,dando continuação ás aventuras e desventuras do policia que está sempre no sítio errado á hora errada.Apesar de não ter o factor surpresa do filme original,esta sequela consegue ser maior,mais violenta e mais explosiva,mostrando porque Die Hard é uma das sagas mais icónicas do cinema de acção.
Bruce Willis volta a repetir o papel mais icónico da sua carreira:o policia heróico John McClane e passado uns meses após os eventos do primeiro filme,McClane esperava ter um Natal normal mas infelizmente a mesma merda acontece duas vezes ao mesmo tipo e o nosso herói terá de enfrentar um grupo de terroristas armados até aos dentes.Willis mantém o sentido de humor sarcástico e one-liners irresistiveis caracteristicos da personagem que leva muito mais sova que no primeiro filme.McClane mete-se em situações de cortar a respiração e a cena onde ejecta-se de um avião militar é um grande momento Die Hard.
Renny Harlin substitui John McTiernan como realizador e apesar de não ser um génio,Harlin fez uma sequela absolutamente explosiva e cheia de acção.As sequelas perdem-se muito nos efeitos especiais mas Assalto ao Aeroporto tem até cenas memoráveis como o famoso tiroteio no anexo do aeroporto que é sem dúvida um dos pontos altos da saga e do filme em si.Como foi tipico da época,os filmes de acção eram mesmo duros e sem papas na lingua.
Assalto ao Aeroporto é um capitulo clássico da saga Die Hard que está prestes a regressar ao grande ecra com o quinto filme da saga.Contudo,pode não ter o factor surpresa que tornou o filme original num verdadeiro sucesso de bilheteira mas é um filme que nos leva a uma montanha russa de emoções.
Sem comentários:
Enviar um comentário