Titulo original:Conan The Barbarian
Realização:John Milius
Produção:Buzz Feitshans e Rafaella De Laurentis
Argumento:John Milius e Oliver Stone,baseado na personagem criada por Robert E.Howard
Fotografia:Duke Callaghan
Montagem:C.Timothy O´Meara
Banda Sonora:Basil Poledouris
Cenografia:Ron Cobb
Elenco:Arnold Schwarzenegger(Conan),James Earl Jones(Thulsa Doom),Sandhal Bergman(Valeria),Gerry Lopez(Subotai),Max Von Sydow(Rei Osric),Ben Davidson(Rexor),Mako(Feiticeiro\Narrador)
Duração:121 minutos
Data de estreia:Portugal(30 de Setembro de 1982)
História:O cimeriano Conan viu o seu povo e os seus pais assassinados pelo lider fanático Thulsa Doom e passou a sua infancia como escravo.Já crescido,Conan foi treinado para ser uma máquina lutadora e mesmo ter-se tornado num ladrão,continua obcecado em matar Doom e vingar a sua familia e o seu povo.
"Crom, I have never prayed to you before. I have no tongue for it. No one, not even you, will remember if we were good men or bad. Why we fought, or why we died. All that matters is that two stood against many. That's what's important! Valor pleases you, Crom... so grant me one request. Grant me revenge! And if you do not listen, then to HELL with you"!-Conan
Conan é daquelas personagens bastante lendárias.Esteve em todo o lado,desde a banda desenhada,literatura fantástica,cinema e desenhos animados.Sempre gostei do Conan desde pequeno e tive o meu primeiro contacto com a personagem quando lia as bds mas o maior impacto que Conan alguma vez me deu foi ver a sua fabulosa adaptação ao cinema.O meu pai adorava filmes épicos de capa e espada e Conan e os Bárbaros era um dos seus preferidos.E o meu também.Passados anos,tive a sorte de encontrar o filme em DVD e devo dizer que continua tão bom desde a primeira vez que vi o filme.
Conan e os Bárbaros soube beber dos romances de Robert E.Howard,que morreu já novo e não teve oportunidade de testemunhar o sucesso da sua maior criação.Conan,no entanto,continua vivo e bastante popular com uma legião de fas pelo mundo fora.O filme de 1982 faz justiça ao legado de Howard e Conan.O realizador John Milius com um argumento co-escrito por Oliver Stone,criou um épico de acção e fantasia cuja intensidade e banho de sangue são impróprios para os cardíacos.
Outro dos grandes triunfos do filme é a escolha brilhante de Arnold Schwarzenegger como o bárbaro cimeriano sedento pelo calor da batalha e por umas bebidas de vinhos.Schwarzenegger incorporou um enorme carisma e intensidade a Conan e sinceramente nenhum outro actor conseguiria encarnar Conan tão bem como o bom e velho Arnie,cuja carreira viria a explodir 2 anos mais tarde com O Exterminador Implacável.Outra grande presença é a de James Earl Jones como o vilão-mor Thulsa Doom e mesmo não sendo o Darth Vader,conseguiu incorporar uma natureza malévola a Doom que por razão,não entendi porque chamou Conan de filho.Só faltava dizer:"Conan,i am your father"e depois era logo decapitado,algo que o Luke Skywalker deveria ter feito se não fosse um pouco maricas.
Um fabuloso épico de aventura e muita acção como nos bons velhos tempos,Conan e os Bárbaros é a derradeira versão do herói lendário de Robert E.Howard no cinema.Um dos meus filmes de infancia que nunca irei esquecer e é mil vezes melhores que a versão pobre de 2011 que nem chega aos pés deste clássico imortal.
Sem comentários:
Enviar um comentário