Titulo original: Return of the Jedi
Realização:Richard Marquand
Produção:Howard Kazanjian
Argumento:George Lucas e Lawrence Kasdan
Fotografia: Alex Hume
Montagem: Marcia Lucas,Sean Barton e Duwayne Dunham
Banda Sonora:John Williams
Cenografia: Norman Reynolds
Elenco:Mark Hamill(Luke Skywalker),Harrison Ford(Han Solo),Carrie Fisher(Leia Organa),Billy Dee Williams(Lando Carlissian),Frank Oz(Yoda),Peter Mayhew(Chewbacca),Anthony Daniels(C-3PO),Kenny Baker(R2-D2),David Prowse(Darth Vader),Ian McDiarmind(Imperador Palpatine),James Earl Jones(voz de Darth Vader)
Duração:134 minutos
Data de estreia:Portugal(14 de Outubro de 1983)
História: Luke Skywalker,Lando Carlissian e a princesa Leia partem para Tattoine resgatar Han Solo das garras do bandido intergalático Jabba the Hut. Entretanto,o Império está a acabar de construir a segunda Estrela da Morte para esmagar a Aliança Rebelde de uma vez por todas. Darth Vader e o Imperador juntam-se para levar Luke para o Lado Negro mas o jovem Skywalker terá de enfrentar Vader mais uma vez na derradeira batalha pela liberdade da galáxia.
"Never!I´ll never turn to the Dark Side.You have failed,you Highness.I am a Jedi,like my father before me".-Luke Skywalker
Eu sei que já disse um milhão de vezes que não sou grande fa da saga Star Wars mas sinceramente há algo de fascinante,principalmente na trilogia original que é praticamente imbatível. Star Wars é uma saga lendária mas mesmo assim as pessoas de hoje em dia ficam enjoadas quando veem os filmes.Eu cá não mas acho que é mais por culpa dos fanáticos que andam sempre mascarados de Darth Vader ou Jar Jar Binks. Enfim,a conclusão chega sob a forma de O Regresso de Jedi que para alguns pode não ser tão como os dois primeiros filmes mas para mim fecha a saga com grande estilo.Até ser anunciado o novo episódio pela Disney.
O Regresso de Jedi pode não ter o tom sombrio e sério do aclamado O Império Contra Ataca(só um bocadinho)mas pelo traz de volta o espírito de aventura e fantasia de A Guerra das Estrelas.Tudo neste filme é decisivo:a batalha final entre a Aliança Rebelde e o Império Galáctico,a luta desesperada de Luke Skywalker para salvar a alma danada do seu pai Darth Vader e uma cambada de ursinhos guerreiros que não são nada fofos com a excepção da aparencia. Lucas não realizou o filme mas esteve muito envolvido neste episódio.Pelo menos não estava senil de todo.
Os nossos heróis estão maduros: Luke Skywalker é agora um cavaleiro Jedi e o único que poderá vencer Darth Vader caso não se deixar levar pelo Lado Negro da Força como o seu pai,Han Solo começa como um cubo de gelo gigante mas prontos volta mais espertalhaço do que nunca e a princesa Leia usa um fato de escrava bastante sugestivo que se tornou na principal fantasia dos geeks da saga.Claro que acção e efeitos especiais continuam presentes mas a novidade é a raça de ursinhos guerreiros chamados Ewoks,que dão um lado mais infantil á história.Eu cá adoro os Ewoks e queria ter um,desde que não me morda, claro.
O Regresso de Jedi conseguiu ser bem sucedido em fechar com chave de ouro as aventuras de Luke Skywalker,Princesa Leia e Han Solo.A trilogia original de Star Wars é sem icónica e lendária,mudando para sempre a estrutura do cinema de Hollywood,cujo legado continua bem forte desde 1977.
Sem comentários:
Enviar um comentário