Titulo original:Lawrence of Arabia
Realização:David Lean
Produção:Sam Spiegel
Argumento:Robert Bolt e Michael Wilson
Fotografia:Freddie Young
Montagem:Annie V.Coates
Banda Sonora:Maurice Jarre
Cenografia:John Box
Elenco:Peter O´Toole(T.E Lawrence),Alec Guiness(Feisal),Omar Sharif(Ali),Anthony Quinn(Auda Abu Tayi),José Ferrer(Turkish Bey),Anthony Quayle(Brighton),Claude Rains(Dryden),Jack Hawkins(Jackson Bentley)
Duração:216 minutos
Data de estreia:Portugal(28 de Novembro de 1963)
História:Em 1916,T.E Lawrence,um jovem mas atrevido oficial do exército britanico é recrutado para uma missão em Cairo:investigar o progresso da luta entre os Árabes e os Turcos.Sem estando á espera,junta-se aos árabes para confrontar os turcos no auge da 1ºGuerra Mundial.
"There's nothing further here for a warrior. We drive bargains. Old men's work. Young men make wars, and the virtues of war are the virtues of young men. Courage and hope for the future. Then old men make the peace. And the vices of peace are the vices of old men. Mistrust and caution. It must be so". -Feisal
Eu gosto de sentir-me atraído por filmes que tem uma grande reputação e depois de ve-los penso:"é um grande filme,é.Fogo".Foi um pouco diferente com Lawrence de Arábia porque é um filme que faz justiça á sua lendária reputação.Bastante venerado por realizadores como Steven Spielberg,Martin Scorsese e até Christopher Nolan,vencedor de 7 Óscares da Academia,considerado o melhor filme épico pela AFI,como é possivel não estar atraído por este filme?Vi o filme ontem e devo dizer que é absolutamente grandioso,envolvente e realizado com grande mestria de Sir David Lean.
Eu sempre gostei de filmes épicos com um grande contexto histórico e Lawrence de Arábia é provavelmente o maior filmé épico que já vi.Filmado totalmente em 70mm(o IMAX da altura),o filme é baseado em factos verídicos,visto que T.E Lawrence foi uma personagem verídica.Sir David Lean era um excelente realizador e acho os filmes verdadeiras obras de arte como A Ponte do Rio Kwai,Dr.Jivago e Passagem para Índia.Ele fazia filmes em grande escala com uma grande complexidade narrativa e Sir Lean é um realizador bastante estudado e venerado.Um dos poucos realizadores que filma tal e qual como Sir Lean é Christopher Nolan.Se prestarem atenção,há algumas influencias dos filmes de Sir Lean nos filmes de Nolan.
Sir Peter O´Toole oferece um desempenho espectacular e brilhante como Lawrence,o convencido mas esperto oficial britanico que junta aos árabes para enfrentar os turcos.Para o seu primeiro grande papel no cinema,O´Toole foi uma grande revelação que viria a ser uma grande e gloriosa carreira no cinema.O´Toole está bem acompanhado por um fabuloso elenco de consagrados actores como Sir Alec Guiness na sua segunda colaboração com Sir Lean,Omar Shariff(fabuloso) e Anthony Quinn,Com grandes actores num grande filme,como podemos ignorá-lo.
Um filme bastante fabuloso e épico que continua uma obra-prima desde 1962,Lawrence de Arábia é um dos filmes mais lendários jamais feitos cuja reputação é bastante imitada mas nunca será igualada.Como todos os grandes filmes(de 3 horas e meia),Lawrence da Arábia resistirá ao tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário